Quais são os sintomas da gripe h1n1 também chamada de gripe suína?

Quais são os sintomas da gripe h1n1 também chamada de gripe suína?

A h1n1, ou influenza A, é provocada pelo vírus h1n1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão da h1n1 pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. A forma mais comum de contágio é a direta, de pessoa para pessoa, através de saliva contaminada expelida ao falar, tossir ou espirrar. O contato também é uma forma importante de transmissão. As mãos entram em contato com superfícies contaminadas e depois, ao tocar os olhos boca e rosto, podem transportar o vírus.

Por que a h1n1 é chamada de gripe suína?
A gripe h1n1 recebeu esse nome porque os especialistas acreditam que o vírus que transmite essa doença tenha se desenvolvido primeiro no porco. O vírus influenza A (causador da gripe em humanos) se instala no organismo desse animal, além do das aves e bovinos.

Sintomas da h1n1
Os sintomas são muito semelhantes aos da gripe comum, mas a resistência viral e a intensidade do desconforto causado é maior. Outra característica particular são as evoluções da doença para inflamações mais graves do sistema respiratório, causando falta de ar e pneumonia. Febre repentina e alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, são características da gripe suína

Prevenção
Entre as medidas de prevenção contra o vírus h1n1, é recomendado a lavagem frequente das mãos antes de tocar em mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar, o uso de lenços de papel (descartável) para proteger boca e nariz ao espirrar; uso de álcool gel; indivíduos doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada, evitando contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados; evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; manter ambientes bem ventilados; caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado, deve procurar o serviço de saúde para melhor avaliação.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias