Quase 80% das mulheres sofrem alteração no ciclo menstrual durante pandemia

Quase 80% das mulheres sofrem alteração no ciclo menstrual durante pandemia

Uma série de mudanças emocionais na vida das pessoas vem acontecendo durante a Pandemia. Para as mulheres, o desafio se tornou outro. Um estudo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) identificou que os impactos afetam também o ciclo menstrual de mulheres em fase reprodutiva. De acordo com a pesquisa , 97% das mulheres relataram surgimento de novos sintomas relacionados à saúde mental e/ou alterações no ciclo menstrual. Este último corresponde a 77% das mulheres que participaram do levantamento. 

O ginecologista do Sistema Hapvida em João Pessoa, Romeu Meneses Neto, destacou que a pandemia tem amedrontado o mundo inteiro e gerado ansiedade e transtornos emocionais. Porém, na mulher o estresse emocional em excesso pode ocasionar irregularidades no ciclo menstrual. “Algumas mulheres podem ficar sem menstruar, vir a menstruar duas vezes em um mesmo mês e isso, consequentemente, gera um transtorno para elas que tinham um ciclo regular. Levando-a a pensar que há algum problema hormonal e na verdade é o estresse, os fatores de ordem emocional que alteram o ciclo”, explica. 

Entre as mudanças mais citadas pelas mulheres que participaram da pesquisa desenvolvida pela UFLA estão alteração no número de dias do ciclo menstrual, número de dias de menstruação, fluxo menstrual,  coloração e odor da menstruação e outros fatores. Algumas chegaram a relatar também mudança na Tensão Pré-Menstrual e na libido, para maioria houve uma diminuição neste último. 

O médico ainda alerta as mulheres. “O ideal é que cada uma delas perceba, durante um mês, e caso se perpetue por um, dois ou três consecutivos, essa irregularidade. O importante é que busque o ginecologista para uma avaliação mais especializada”, orienta Romeu.

O mais importante é tentar aliviar os estresses emocionais. “Fazer coisas saudáveis, como prática de exercícios, boa dieta alimentar e atividades que gerem prazer, como assistir um filme, ler um livro como tentativa de se blindar das notícias ruins em decorrência da pandemia”, finaliza.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias