Rosácea: conheça o que é e como tratar

Rosácea: conheça o que é e como tratar

A rosácea é muito conhecida por provocar vermelhidão e sensação de ardência em áreas como as maçãs do rosto. A doença pode acometer qualquer pessoa e tem diferentes tipos de manifestação. Saiba a diferença entre os tipos de rosácea e seus possíveis tratamentos.

Rosácea
É uma doença crônica da pele que acomete principalmente as bochechas, o queixo, a região da testa e o nariz. Se manifesta com vermelhidão fixa ou episódica, vasos sanguíneos bem evidentes, mudança na textura da pele, aumento do nariz com acentuação de poros. Essas alterações podem ser acompanhadas de sintomas como ardência e queimação. Alpem disso, é mais comum em pessoas de pele branca, em geral os sintomas se iniciam após os 30 anos de idade. 

Tipos
Eritemato telangiectasica: mais comum, faz com que a pele fique vermelha e com vasos aparentes. É facilmente notada na região central do rosto.

Papulo pustulosa: tem como característica, além da vermelhidão, o surgimento de lesões pápulo-pustulosas, que se assemelham com espinhas. 

Fimatosa: a inflamação causada por esse tipo de rosácea torna a pele mais espessa e vermelha, em alguns casos, áreas como o nariz podem dobrar de tamanho. Além disso, regiões do rosto e ao redor podem ser comprometidas.

Ocular: acomete a região dos olhos, mais especificamente próximo aos cílios, gerando descamação e vermelhidão. 

Causas
As causas da rosácea ainda não são bem conhecida, mas acredita-se que são anormalidades vasculares, fatores ambientais, genéticos e infecciosos.

Tratamento
Muitas vezes o controle da patologia não é fácil, devido ao aspecto multifatorial do problema. Deve-se evitar fatores desencadeantes principalmente variações bruscas de temperatura. Existem diversos tratamentos disponíveis: antibióticos orais e tópicos com objetivo de reduzir a inflamação, a isotretinoina oral, laser (luz intensa pulsada ou dye laser), nos casos de rinofima a eletrocirurgia ou laser de CO2.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias