Saiba como o autoconhecimento pode ajudar na sua saúde mental

Saiba como o autoconhecimento pode ajudar na sua saúde mental

O dia a dia, com tantas cobranças, jornadas excessivas e tragédias noticiadas, tem proporcionado um sentimento de tristeza e desânimo na população.  Para conviver em meio à tantas adversidades, é fundamental que se tenha autoconhecimento, o que significa conhecer nossa própria essência e ter domínio sobre o que sentimos , agimos e falamos.

Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos. Com a compreensão profunda de quem você é possível descobrir suas qualidades, capacidades, bem como os seus pontos que devem ser melhorados.

É importante entender os pensamentos e tentar sempre alimentar eles de forma positiva, pois eles poderão contribuir na produção de endorfina, tão necessária a saúde e a sensação de estar feliz. O autoconhecimento nos ajuda a controlar nossa ansiedade além de nos ensinar o verdadeiro valor de nossa existência . Saúde mental é um assunto sério, e o primeiro mês do ano faz uma um alerta sobre o assunto, é o chamado Janeiro Branco
 

Conhecer a si mesmo
Conhecer os próprios sentimentos é um passo muito importante para o caminho da felicidade. A melhor maneira de encarar as tristezas, os desafios da vida e as descobertas pessoais, é compreender o que significa felicidade para si mesmo, por isso, a disciplina ajuda a tornar experiências ruins menos dolorosas a partir do autoconhecimento. Valorizar os momentos difíceis também é importante para termos resiliência e amadurecermos com eles.

O autoconhecimento pode nos ajudar a equilibrar nossa saúde mental e a lidar com diversas situações que enfrentamos na nossa vida, seja com um período de luto, relações amorosas ou qualquer circunstância que nos afete.

O processo de conhecer a si mesmo nos permite refletir sobre o que podemos melhorar para que possamos alcançar o bem-estar e a plenitude para desenvolver todo o potencial que podemos ter, sendo possível trilhar um caminho baseado naquilo que queremos e desejamos.

O que é saúde mental?
À saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como ela harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções.

Ter saúde mental é:
- Conhecer a si mesmo ajuda a estar bem consigo mesmo e com os outros;

-Aceitar as exigências da vida;

-Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;

-Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias