Saiba como se prevenir das gripes

Saiba como se prevenir das gripes

O que é gripe?
A  influenza é uma das doenças mais presentes no dia a dia das pessoas, popularmente conhecida como gripe, é uma infecção aguda provocada pelo vírus influenza. Ela começa no sistema respiratório e possui forte potencial de transmissão em todas as faixas etárias.

Os tipos de gripes
Gripe comum
A gripe mais conhecida pela população, é uma doença infecciosa aguda. Os surtos costumam acontecer em épocas mais frias e chuvosas. Muitas vezes confundida com o resfriado, a gripe comum têm um comportamento mais agressivo, deixando o paciente debilitado por mais tempo. Os sintomas são: febre alta, dor de garganta, dores no corpo, fadiga, calafrios, congestão nasal, e tosse.

H3N2
É comum entre aves e suínos, esse tipo dificilmente afeta a população. Esse vírus ganhou destaque após causar várias mortes nos Estados Unidos no início do inverno de 2018. Nesse país, houve o predomínio da circulação do vírus influenza A (H3N2), que foi associado a um maior número de internações e mortes em decorrência da infecção. A ocorrência de óbito deu-se especialmente entre idosos, crianças e doentes crônicos. Os sintomas são: febre alta, dores musculares e dor de cabeça, fadiga, tosse seca, vermelhidão nos olhos, vômitos, diarréia e corrimento nasal excessivo.

H1N1
Conhecida também como gripe suína, a H1N1 acontece a partir da mutação do vírus influenza. Esse tipo de gripe inicialmente surgiu em porcos, e depois foi transmitida rapidamente para a população. A transmissão acontece quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, eliminando partículas contaminadas que atingem outro indivíduo próximo. O tempo para a manifestação da doença é de 1 a 4 dias. A H1N1 pode ser confundida com a dengue por conta dos sintomas parecidos, que são: insuficiência respiratória, febre alta, tosse, dor de cabeça, falta de ar, coriza, congestão nasal, náuseas, vômitos e diarréia. Para o tratamento da H1N1 são utilizados antialérgicos, analgésicos e expectorantes, além de antivirais, que devem ser prescritos pelo médico durante a consulta.

Formas de se prevenir da H1N1
- Lave frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou com produtos à base de álcool;
- Evite locais com aglomerações e o contato com pessoas doentes;
- Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
- Suspenda viagens para os lugares onde haja casos da doença;
- A vacinação é um dos métodos mais eficazes de se proteger contra a H1N1, a vacina trivalente imuniza contra dois vírus da influenza A e contra uma cepa do vírus da influenza B,  e a vacina tetravalente imuniza contra uma segunda cepa do vírus da influenza B, menos frequente no Brasil e que só deve ser usada a partir dos três anos de idade.

É verdade que a gripe suína pode matar?
Na verdade até a gripe comum pode levar a morte. A maioria dos casos de H1N1 se descoberta no início, o tratamento se torna eficaz.  Quem tem problemas imunológicos, como portadores do HIV ou crianças muito novas, correm maior risco, e é por isso que elas fazem parte dos grupos que recebem a vacina primeiro.

Conheça as causas da asma e seu tratamento 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias