Saiba dicas de como manter uma alimentação saudável durante a gravidez

Saiba dicas de como manter uma alimentação saudável durante a gravidez

Um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher, é a gravidez. Desde os primeiros sintomas até a data do nascimento do filho ou filha, as futuras mamães enfrentam diversos sentimentos e fases, tendo que aprender a lidar com a gestação e suas emoções. Por isso, é fundamental ter o apoio e proteção daqueles que fazem parte de sua vida, e o principal, cuidar da saúde do bebê.

A gestação traz mudanças psicológicas e, especialmente físicas para a mulher. É essencial manter uma alimentação saudável no dia a dia, pois o desenvolvimento do feto e a saúde de ambos, depende dos alimentos ingeridos pela gestante no decorrer da gravidez. É inevitável controlar os desejos, porém, é preciso uma dieta equilibrada durante o período gestacional, porque além de controlar o ganho de peso, também contribui na recuperação do pós-parto.

 

São recomendados alguns nutrientes e alimentos para o feto, dentre eles: 

 

  • - Cálcio: auxilia na formação dos ossos e coração do bebê. Pode ser encontrado em produtos lácteos, gergelim, chia e frutos secos;
  • - Ferro: é uma das substâncias mais importantes durante a gravidez. Carnes vermelhas, feijão, pão integral e vegetais são opções de alimentos que contém esse nutriente;
  • - Vitamina A: grande aliada para a saúde da mãe e do bebê. Cenoura, leite, manga, brócolis, iogurte e ovos são alimentos de suma importância nesse período;
  • - Ômega 3: associado ao desenvolvimento da criança, esse nutriente atua como anti-inflamatório. É encontrado em sementes e óleo de linhaça, nozes, abacate, e azeite de oliva extra virgem;
  • - Zinco: o consumo desse nutriente está presente na castanha do pará, amendoim e feijão;
  • - Vitaminas: são encontradas na gema de ovo, vegetais, fígado, leite e seus derivados, frutas cítricas, peixe e frango.

 

Existem alimentos que devem ser evitados durante a gravidez, como: peixes e carne de porco, devido a contaminação e presença de bactérias que podem prejudicar a saúde do bebê. Bebidas alcoólicas também são proibidas para gestantes, pois prejudicam o desenvolvimento adequado do feto. 

Outra dica para reduzir os riscos durante a gravidez é a prática de atividades físicas. Hidroginástica, yoga, pilates e caminhada beneficiam o fortalecimento da musculatura e o bem estar da gestante. 

O acompanhamento médico geralmente é realizado uma vez por mês ou a cada quinze dias, já nas últimas semanas, as visitas ao especialista devem ser feitas com frequência, a periodicidade vai depender de cada gestante. Tudo isso aliado a uma boa alimentação para garantir que tudo ocorra da melhor maneira até o final da gestação.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias