Saiba mais sobre as diversas formas de suporte durante o tratamento de câncer de mama

Saiba mais sobre as diversas formas de suporte durante o tratamento de câncer de mama

O diagnóstico de um câncer de mama é algo que causa um turbilhão de emoções em quem recebe. O momento é difícil e também afeta a todos que convivem com a pessoa afetada pela doença. O apoio da família e amigos é fundamental durante o tratamento, e também existem muitas outras formas de ajuda que certamente irão fazer muita diferença.

Algumas passam por um processo complicado de aceitação da doença, pois a percepção do que é a doença pode ser diferente entre as pessoas. É importante receber todas as informações referentes ao tratamento que será realizado e o prognóstico.

Mudanças

Outro momento difícil para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama são as mudanças físicas e psicológicas que virão. Essas mudanças inclusive costumam vir juntas, pois o corpo e mente não são indissociáveis e, portanto, alterações no corpo podem afetar aspectos emocionais.

Ajuda profissional

É fundamental que seja realizado acompanhamento psicológico, pois falar sobre angústias a um especialista no assunto pode ter resultados bem positivos. O acompanhamento contínuo com os médicos especializados no tratamento oncológico pode auxiliar também, pois são os que podem fornecer informações mais confiáveis sobre as mudanças físicas possíveis de ocorrer.

Como forma de preparação, também é importante que sejam tiradas todas as dúvidas possíveis com os profissionais especializados para se ter ciência dos riscos da cirurgia e também saber de perdas e ganhos a partir dessa decisão. Após a mastectomia, muitas mulheres optam pelo implante de próteses de silicone, o que pode ser uma boa alternativa.

Apoio

A mastectomia tem um impacto significativo na autoestima da mulher, por isso ela precisa de ainda mais apoio nesse momento. Participar de algum grupo com objetivo de trocar experiências com outras pessoas que já passaram por essa situação pode ajudar para que a pessoa sinta-se acolhida e com sentimento de pertencimento.

Além da participação em grupos de suporte às mulheres com câncer de mama, outra fonte de apoio fundamental no tratamento da doença são a família e amigos. É essencial que o paciente em sofrimento emocional devido diagnóstico de câncer de mama tenha uma rede de apoio com a qual possa contar, pois a autonomia pode estar comprometida.

Fingir que nada demais está acontecendo não ajuda, e, portanto, familiares e amigos devem escutar e estar presentes na vida do indivíduo com diagnóstico de câncer e também procurar acompanhamento especializado quando não mais suportarem por si só.

Animais de estimação

A contribuição do animal de estimação no aspecto de tirar o foco de algo negativo para algo que traz felicidade pode gerar resultados positivos no tratamento. Todo indivíduo necessita de uma companhia e o animal, em algumas situações, pode beneficiar muito. Essa companhia pode garantir melhoria de humor, paciência, tolerância e todas as questões de cuidado que envolve um ao outro.

Leitura

A leitura pode ser também uma aliada nesse processo, contribuindo para ajudar o paciente a elaborar seus conflitos. Não é interessante buscar informações em fontes desconhecidas na internet, pois pode haver equívocos em relação ao diagnóstico, forma de tratamento e prognóstico, e, portanto, podem ter feitos negativos.

Procure leituras que elevem a positividade e a esperança de que todo esse momento difícil irá passar. Escrever sobre os próprios sentimentos também pode ser uma forma de diminuir a carga de pensamentos negativos. Coloque os sentimentos ruins para fora e renove suas forças, pois tudo pode acontecer, basta dar o primeiro passo.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias