Saiba mais sobre a importância da amamentação nos primeiros dias de vida

Saiba mais sobre a importância da amamentação nos primeiros dias de vida

A amamentação é fundamental para o desenvolvimento da criança, principalmente nos seis primeiros meses, mas o que realmente garante que seu sistema imunológico se desenvolva corretamente é o aleitamento na primeira hora de vida.Esse primeiro leite que a mãe produz é chamado de colostro, além de evitar a mortalidade neonatal, traz diversos benefícios para os recém-nascidos e para as mamães.

O colostro é considerado a primeira vacina do bebê, extremamente rico em anticorpos e nutrientes. Para as mães, diminuem as contrações uterinas, os riscos de hemorragia e reduz o risco de câncer de mama, ovário e endométrio. Apesar dos pontos positivos, amamentar pode ser um período difícil para as mães de primeira viagem e se não forem bem orientadas podem acabar desistindo de todo o processo.

Dicas de amamentação

-É fundamental a escolha de um lugar confortável para sentar, que tenha um bom apoio para as costas. O uso de almofadas comuns facilita na hora de levar o bebê ao peito, assim não sobrecarrega os braços.

-O posicionamento da boca do bebê é imprescindível para não machucar a mãe, sendo assim o bebê precisa abocanhar uma parte do seio e não apenas o bico. O bebê deve colocar quase a aréola inteira dentro da boca para mamar, quanto mais o bebê suga, mais a mama é estimulada a produzir leite.

-É importante não acreditar em alguns mitos relacionados ao tamanho do peito para a produção de leite.

Cuidados para a mamãe

A alimentação da mãe deve ser balanceada e rica em vitaminas, especialmente porque o período de amamentação também pede que as mães tenham cuidados com a ingestão de alguns alimentos, bebidas e medicações até para evitar as terríveis cólicas nos bebês.

-Evitar o consumo exagerado de alimento rico em açúcar, sal e gordura;

-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros; 

-Evitar consumo de café, chocolate e estimulantes; 

-E evitar frutas cítricas e alimentos apimentados.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias