Saiba por que é fundamental vacinar seu filho

Saiba por que é fundamental vacinar seu filho

 

Você já parou para pensar nas consequências de não vacinar seu filho? Apesar de doer no bebê e no coração dos pais, as vacinas são necessárias e, realmente, precisam ser aplicadas nas datas corretas. Afinal, elas contribuem para que o organismo induza uma resposta ao sistema imunológico a fim de se proteger de diversas doenças infecciosas.

Como funciona

O que as vacinas fazem no nosso organismo é: se passam por agentes infecciosos de forma a estimularem a produção de nossas defesas, por meio de anticorpos específicos contra o ‘inimigo’. Assim, elas ensinam o organismo a se defender de forma eficaz. Quando o ataque de verdade acontece, a defesa é reativada por meio da memória do sistema imunológico. É isso que vai fazer com que a ação inimiga seja muito limitada ou, como acontece na maioria das vezes, totalmente eliminada, antes que a doença se instale.

Recomendação

As crianças que não são vacinadas estão expostas às doenças graves, que podem ocasionar sequelas físicas e mentais irreversíveis, como a paralisia infantil e a meningite. Sendo assim, é recomendado que o calendário de vacinação seja seguido desde o nascimento. Para proteger as crianças de um número maior de doenças, é fundamental seguir o calendário de vacinação. Ele é construído para obedecer a maturidade do organismo, ou seja, a dose certa na idade em que o seu sistema imunológico consegue produzir determinados anticorpos. Portanto, vacinar seu filho é mais que uma questão de preocupação com a saúde do pequeno, é uma forma de demonstrar amor e proteção.

Veja e siga o calendário básico de vacinação da criança

Ao nascer: vacinas BCG-ID (dose única – tuberculose) e hepatite B (1ª dose – hepatite B)

1 mês: vacina contra Hepatite B (2ª dose – hepatite B)

2 meses: vacinas Tetravalente (1ª dose – difteria, tétano, coqueluche e meningite), VOP – Vacina Oral Contra a Pólio (1ª dose – paralisia infantil), Vacina Oral de Rotavírus Humano (1ª dose – diarreia por rotavírus).

4 meses: vacinas Tetravalente (2ª dose – difteria, tétano, coqueluche e meningite), VOP – Vacina Oral Contra a Pólio (2ª dose – paralisia infantil), Vacina Oral de Rotavírus Humano (2ª dose – diarreia por rotavírus).

6 meses: vacinas Tetravalente (3ª dose – difteria, tétano, coqueluche e meningite), VOP – Vacina Oral Contra a Pólio (3ª dose – paralisia infantil), hepatite B (3ª dose – hepatite).

9 meses: vacina contra a Febre Amarela (dose inicial – febre amarela)

12 meses: vacina Tríplice Viral (dose única – sarampo, rubéola e caxumba).

15 meses: vacinas: VOP – Vacina Oral Contra a Pólio (reforço – paralisia Infantil) e DTP – Tríplice Bacteriana (1º Reforço – difteria, tétano e coqueluche).

4 a 6 anos: vacinas: DTP – Tríplice Bacteriana (2º Reforço – difteria, tétano e coqueluche) e SRC – Tríplice Viral (reforço – sarampo, rubéola e caxumba).

10 anos: vacina contra a Febre Amarela (reforço – febre amarela)

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias