Sarampo: saiba mais sobre os cuidados que se deve ter

Sarampo: saiba mais sobre os cuidados que se deve ter

Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa. Causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença e é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Sintomas

Os sintomas são febre e manchas vermelhas, geralmente acompanhadas de tosse, coriza e conjuntivite.

Prevenção

A prevenção desta doença é feita através da vacina que é a forma mais eficaz de se prevenir contra o sarampo. Toda pessoa de 01 a 49 anos, inclusive quem já teve a doença deve se vacinar nas salas de vacinas disponíveis.

Fases

1 - Prodrômica ou Pródromo

Refere-se ao período de tempo entre os primeiros sintomas da doença e o início dos sinais ou sintomas com base no diagnóstico. Nela, o paciente terá os sintomas iniciais da doença. Dura cerca de 2 a 3 dias.

2 - Exantemática

Erupções cutâneas que aparecem primeiro na cabeça e “descem” com o tempo para os pés; desaparecem em 7 a 10 dias.

-Secreções aumentadas nas vias respiratórias superiores

-Elevada produção de muco nos pulmões

-Voz rouca

-Faringe e boca inflamadas.

3 - Descamativa

Nesta fase as manchas escurecem, provocando uma descamação fina. Contudo, a febre e a tosse diminuem sensivelmente. Entre os principais sinais estão: conjuntivite intensa, pneumonia, infecção no ouvido, diarreia, Encefalite.

Tratamento

Não existe tratamento específico, o que há é o tratamento para diminuir sintomas como a febre e tosse. Procure um médico, ele poderá indicar algum antibiótico que servirá para combater alguma possível complicação.

 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias