Sarampo: tire as principais dúvidas sobre a doença

Sarampo: tire as principais dúvidas sobre a doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave, podendo ser fatal. Causada por um vírus pertencente ao gênero Morbillivirus. Em gestantes a doença pode provocar aborto ou parto prematuro. Os sintomas iniciais do sarampo são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Logo após o aparecimento destes sintomas, geralmente surgem manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Em seguida, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo.

Transmissão
O sarampo pode ser transmitido pela saliva, através da fala, da tosse ou do espirro. É uma doença extremamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A transmissão do sarampo ocorre de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento das erupções (bolhas), já o período de maior infecção ocorre dois dias antes e dois dias após.
A forma como o sarampo afeta significativamente uma certa região e/ou população varia de um local para outro e depende do grau de imunidade, do quanto àquela população está suscetível e da intensidade de circulação do vírus na área.

Como o sarampo começa?
O período de incubação do sarampo, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

Qual é a prevenção do sarampo?
A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação. Apenas os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos pela placenta, que conferem imunidade geralmente ao longo do primeiro ano de vida (o que pode interferir na resposta à vacinação)

Quem já teve sarampo pode pegar de novo?
Quem foi infectado com o vírus do sarampo alguma vez na vida já desenvolveu anticorpos contra ele e, assim, não pode pegar a doença de novo. Assim, essas pessoas não precisariam se vacinar contra a infecção.

Diagnóstico do sarampo
O diagnóstico do sarampo é basicamente clínico, ou seja, confirmado pelo próprio médico. Porém, o sarampo pode ser diagnosticado com exames laboratoriais específicos como IgM para Sarampo ou PCR (reação da cadeia de polimerase) para identificar o vírus.

Saiba como diagnosticar e prevenir a dengue!

 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias