Teste do pezinho: quando deve ser feito?

Teste do pezinho: quando deve ser feito?

O que é o teste do pezinho?
O teste do pezinho, também chamado de triagem neonatal,  é um grupo de exames feitos em recém-nascidos com a finalidade de identificar doenças infecciosas, metabólicas, congênitas ou genéticas. O teste do pezinho é realizado em laboratórios de Análise Clínica. Em geral, o teste do pezinho é feito recolhendo uma amostra de sangue do calcanhar do bebê. O motivo pelo qual a amostra é retirada do calcanhar deve-se ao fato de que há um fluxo sanguíneo maior nessa região, o faz a coleta ser mais fácil.

Após a coleta do teste do pezinho, o exame vai para o laboratório de triagem neonatal, juntamente com os dados de identificação da mãe, endereço e telefone para contato, assim como a identificação do posto de coleta.

Teste do pezinho quando fazer?
O teste do pezinho deve ser feito a partir do 3º dia de vida do bebê e normalmente é feito entre o 3º e o 6º dia, mas pode ser realizado até ao primeiro mês de vida do bebê.

Quando repetir o exame do pezinho?
Como triagem, o teste do pezinho pode apresentar alteração nos resultados de um ou mais de seus exames. Vários motivos podem influenciar o resultado, como a alimentação do bebê, transfusão de sangue ou o uso de medicamentos como antibióticos e anticonvulsivantes. Nesses casos é necessário a repetição para confirmação desses resultados.

Quais doenças são detectadas no teste do pezinho ?
As doenças que podem ser detectadas através do teste do pezinho são: fenilcetonúria, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras alterações da hemoglobina, toxoplasmose congênita, deficiência de G-6-PD, galactosemia e doenças vinculadas a alterações dos aminoácidos.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias