Tireoide: tire suas dúvidas

Tireoide: tire suas dúvidas

O que é a tireoide?
A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), garantindo o equilíbrio do organismo. A glândula da tireoide possui forma de borboleta (com dois lobos) e se localiza na parte anterior do pescoço, ela atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

O que a tireoide pode causar?
Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertiroidismo). Nos dois casos, o volume da glândula aumenta, o que é conhecido como bócio. Esses problemas podem ocorrer em qualquer etapa da vida.

Hipotireoidismo
No caso de hipotireoidismo, tudo começa a funcionar mais lentamente no corpo: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. Ocorrem, também, diminuição da capacidade de memória; cansaço excessivo; dores musculares e articulares; sonolência; pele seca; ganho de peso; aumento nos níveis de colesterol no sangue; e até depressão.

Hipertireoidismo
Nesse caso, tudo no nosso corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara; o intestino solta; a pessoa fica agitada; fala demais; gesticula muito; dorme pouco, pois se sente com muita energia, mas também muito cansada.

Qual o tratamento para a tireóide?
Na maioria dos casos, os problemas de tireoide podem ser tratados com medicamentos para regularizar a produção hormonal. O procedimento cirúrgico é indicado somente quando é necessário remover a tireoide ou os nódulos. Relate os sintomas ao seu endocrinologista para que ele possa realizar o diagnóstico corretamente, já que os sinais do hipertireoidismo podem ser confundidos com os de outras doenças. 

Exames para identificar a tireoide 
Existem dois exames de sangue que dosam os hormônios associados a à tireoide.  O TSH que é produzido no cérebro para estimular o funcionamento da tireoide, e o T4 que é secretado por ela mesma. 

Quais são os alimentos que prejudicam a tireóide?
A soja e seus derivados, como leite e tofu, verduras como couve, brócolis, repolho e espinafre, são os principais alimentos que podem contribuir para desregular a tireoide. Quem tem alguma alteração na tireoide também deve reduzir o consumo de açúcar e de alimentos como pães e bolos industrializados, que são ricos em açúcares, fermentos e aditivos.

Andropausa precoce, veja como lidar 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias