Tremor nos olhos? Saiba o que pode ser

Tremor nos olhos? Saiba o que pode ser

Sabe aquele tremor insistente em um de seus olhos que incomoda bastante? Embora digam que tem um significado espiritual, as palpitações nessa região podem ser causadas pelo estresse e ansiedade, além de outras coisas. Em alguns casos, este ato involuntário pode ser chamado de mioquimia, mais conhecido como espasmos musculares que causam uma rápida contração involuntária na região dos olhos. 

Carlos Sicchar, oftalmologista do Sistema Hapvida, explica o que causa esse aumento de tremor nos olhos das pessoas. “O tremor palpebral geralmente é sinal de cansaço, ansiedade, nervosismo ou quando estamos sentindo os sintomas do estresse, liberamos hormônios como o cortisol, que vão para o sistema nervoso autônomo - aquele que controla funções como respiração, controle de temperatura e digestão e não depende da nossa vontade para funcionar. Lá, eles geram estímulos para as pálpebras e as fazem ter contrações involuntárias e repetitivas”, relata.

O consumo exagerado de cafeína, que aumenta a produção de cortisol, e a deficiência de vitaminas também podem provocar o tremor. Caso todas essas causas sejam descartadas, existe a possibilidade de haver uma lesão ocular ou um distúrbio neurológico. O médico ainda lembra o que deve ser feito caso os tremores aumentem com certa frequência. “Se o tremor estiver intenso, permanecer por mais de uma semana, vir acompanhado de coceira e vermelhidão ou atingir outras partes do corpo, melhor  visitar um oftalmologista”, alerta. 

Para evitar o tremor na pálpebra é recomendado seguir algumas medidas que garantem a saúde dos seus olhos, como:

  • Para evitar o estresse, procure fazer atividades relaxantes;
  • É recomendado dormir 8 horas por noite;
  • Evite excessos de café e bebida alcoólica;
  • Mantenha-se hidratado bebendo bastante água;
  • Aumente a ingestão de alimentos saudáveis e com vitamina b;
  • Se o problema for decorrente de uma alergia, é importante realizar a higienização dos olhos;

No caso de problemas na visão, dificuldade em enxergar ou vista embaçada, é aconselhado ir ao oftalmologista.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias