Em viagens longas, permanecer sentado durante horas no avião ou ônibus, sem movimentar as pernas, pode trazer alguns prejuízos para a saúde. A trombose está entre os problemas mais comuns causados por viagens prolongadas. A doença se caracteriza por um coágulo que se forma dentro da veia e atinge, na maior parte das vezes, as pernas.
Além das ocasiões em que as pernas ficam muito tempo sem mexer, existem outras causas, como uma situação de período pós-operatório, por exemplo. Mas o perigo maior está na agravação no quadro. Se não cuidada, a trombose pode gerar embolia pulmonar, quando as veias do pulmão ficam obstruídas e que, em alguns casos, são fatais.
Sintomas
Dores, inchaço nas pernas e, em alguns casos, até úlceras. O tratamento deve ser individualizado e pode ser feito tanto de forma hospitalar, quando há a necessidade de internação, quanto laboratorial. Por isso, é importante que cada caso seja avaliado para que haja um diagnóstico preciso da estabilidade do quadro da doença.
Prevenção
É fundamental manter uma vida ativa, fazendo atividades físicas e com uma alimentação saudável. Em casos de situação de risco, como por exemplo, se a pessoa for submetida a uma cirurgia, deve ser feito um protocolo de prevenção personalizado.
Em situações de viagens longas, onde é preciso ficar sentado durante muito tempo sem se movimentar, algumas práticas podem ser tomadas, como se levantar de tempos em tempos. Em casos mais delicados, a orientação de um profissional é necessária.