Trombose pode ser causada por longos períodos sem movimentar as pernas

Trombose pode ser causada por longos períodos sem movimentar as pernas

Em viagens longas, permanecer sentado durante horas no avião ou ônibus, sem movimentar as pernas, pode trazer alguns prejuízos para a saúde. A trombose está entre os problemas mais comuns causados por viagens prolongadas. A doença se caracteriza por um coágulo que se forma dentro da veia e atinge, na maior parte das vezes, as pernas.

Além das ocasiões em que as pernas ficam muito tempo sem mexer, existem outras causas, como uma situação de período pós-operatório, por exemplo. Mas o perigo maior está na agravação no quadro. Se não cuidada, a trombose pode gerar embolia pulmonar, quando as veias do pulmão ficam obstruídas e que, em alguns casos, são fatais.

Sintomas

Dores, inchaço nas pernas e, em alguns casos, até úlceras. O tratamento deve ser individualizado e pode ser feito tanto de forma hospitalar, quando há a necessidade de internação, quanto laboratorial. Por isso, é importante que cada caso seja avaliado para que haja um diagnóstico preciso da estabilidade do quadro da doença.

Prevenção

É fundamental manter uma vida ativa, fazendo atividades físicas e com uma alimentação saudável. Em casos de situação de risco, como por exemplo, se a pessoa for submetida a uma cirurgia, deve ser feito um protocolo de prevenção personalizado.

Em situações de viagens longas, onde é preciso ficar sentado durante muito tempo sem se movimentar, algumas práticas podem ser tomadas, como se levantar de tempos em tempos. Em casos mais delicados, a orientação de um profissional é necessária.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias