Unha encravada é muito comum. Saiba os tipos e tratamento

Unha encravada é muito comum. Saiba os tipos e tratamento

Você sabia que aquele incômodo nos pés ocasionado pelo sapato apertado ou até mesmo o ato de bater com o dedão do pé na esquina da mesa pode causar a famosa unha encravada? Vamos combinar que não há dorzinha mais chata do que essa. 

A unha encravada é uma inflamação que ocorre pelo crescimento inapropriado da unha para dentro da pele. Além do mais, um dos principais motivos da unha encravada é o corte errado das unhas, quando não cortadas em linha reta ou muito curtas, propicia o crescimento irregular da mesma, provocando dor em excesso. 

Classificada em dois tipos, a unha encravada pode ser: unilateral, quando ocorre em um lado da unha; e bilateral, nos dois lados do pé. Ambos, se não forem tratadas da maneira correta, maior é o risco da infecção aumentar e aumentar a dor no local.

Tratamento

- O primeiro passo é procurar um especialista, nesse caso, uma avaliação profissional deve ser feita para o diagnóstico correto. O tratamento é fundamental para que a doença não se agrave;

- Alguns remedinhos caseiros ajudam no tratamento, como por exemplo: deixar os pés de molho em água morna, por cerca de 20 minutos. Esse procedimento alivia a dor e amolece a unha;

- Usar medicamento anestésico para conter a dor na unha; 

- Se possível, cortar a ponta da unha que está inflamada;

- Colocar um pedaço de algodão ou gaze na unha inflamada, após a higienização com água morna;

- Não usar sapatos apertados;

- Evitar alimentos inflamatórios; 

- Em alguns casos mais graves, quando a unha fica vermelha, inchada ou acumula pus, é recomendado realizar uma cirurgia para extraí-la.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias