A união entre os homens é importante para combater o câncer de próstata

A união entre os homens é importante para combater o câncer de próstata

Este mês é lembrado pelo Novembro Azul e é fundamental falar também sobre o cuidado entre os homens. Para combater o câncer de próstata, é muito importante fortalecer a união entre eles e estimular a conscientização em relação aos exames preventivos.

É necessário promover uma maior conscientização sobre a temática, trazendo o assunto para dentro das rodas de conversa do dia a dia, ressaltando a relevância de cuidar de si mesmo e do outro. Os laços de amizade e companheirismo são fundamentais durante todo o processo. Os homens precisam estar bem informados sobre a temática e ajudar uns aos outros, isso facilitará no processo de luta contra os preconceitos relacionados à prevenção da doença.

Quebrando o tabu

O corpo masculino é dotado de vários tabus, onde a masculinidade e virilidade foram associadas a uma série de comportamentos. Muitas vezes, o homem deixa de ter o autocuidado, e até mesmo alguns sentimentos, para não "perder" essas características.

O exame de toque, para muitos homens, é percebido como algo invasivo. A melhor forma de quebrar o tabu em relação aos exames preventivos é esclarecer de forma objetiva e acessível como eles são realizado e a importância que têm para a saúde do homem.

Apoio

Ter uma rede de apoio firme é algo fundamental após receber o diagnóstico, seja essa rede composta por amigos ou familiares, contribui muito para o enfrentamento da doença. Ter acompanhamento psicológico durante o tratamento também é muito importante para que o paciente se engaje mais fortemente ao processo como um todo.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias