Veja algumas dicas para curtir o Carnaval com saúde e energia

Veja algumas dicas para curtir o Carnaval com saúde e energia

O Carnaval começa no sábado e muita gente vai às praias ou brincar em blocos de rua. Ao pular, cantar e se divertir, perder calorias e água do corpo é normal. Sambar por uma hora, por exemplo, pode fazer a pessoa perder de 380 a 550 calorias. Se a folia for no forró, em uma hora, vão embora de 300 a 450 calorias. Já no Axé, o brincante pode perder de 400 a 600 calorias por hora. Mas, se a escolha for cair no frevo pernambucano, a perda é ainda maior, de 600 a 700 calorias por dia.

 

Hidrate-se e coma corretamente

Saber o que comer, quando e a quantidade correta dos alimentos são dicas muito importantes para não deixar a falta de energia ou o mal-estar atrapalhar na hora da folia. Além disso, é importante lembrar que, na hora da festa, o que mais se perde é líquido. Por isso, a principal dica pros foliões é cuidar da hidratação, antes, durante e depois das festas. Para repor energia, a melhor opção são as frutas ou sucos, além da água de coco, que são ricos em minerais perdidos no suor.

Atenção nos energéticos, pois quando consumidos em excesso, podem acarretar em problemas de saúde, já que há altas concentrações de cafeína e, quando associado ao consumo de álcool, os efeitos podem ser ainda mais perigosos, pois os energéticos elevam a frequência cardíaca, aumentando também a diurese.

 

Barrinha de cereal para passar a fome

Foi para a folia e esqueceu de se alimentar direito? A barrinha de cereal é uma ótima opção de repor energia, pois tem um bom valor nutricional e evita que o folião opte por alimentos que não têm boa procedência, evitando intoxicações alimentares. Mas, ao escolhê-las, é interessante priorizar as sem chocolate e que tenham fibras em sua composição. Essa informação pode-se ter verificando a informação nutricional do alimento. Hoje, temos, além das barrinhas de cereais, as barrinhas de oleaginosas, como as de castanhas ou de amêndoas, que são mais nutritivas, e também barrinha de proteína, opção para as pessoas que querem evitar perda de massa muscular durante o Carnaval.

Para não sair da dieta e cuidar da saúde, é bom evitar alimentos gordurosos como salgadinhos, fast food, bolachas recheadas e outros. Carnes gordurosas então, nem pensar! Esses alimentos são de difícil digestão e podem gerar aquela sensação de estufamento, desconforto e preguiça após a ingestão. Já para combater os radicais livres gerados neste período, aumente o consumo de alimentos desintoxicantes como laranja, abóbora, cenoura, kiwi, morango, couve, espinafre, castanhas, nozes e amêndoas.

 

Recarregue suas energias após a folia

E quando terminar o Carnaval, é hora de recarregar as baterias para voltar à rotina. Mas, até neste momento, uma alimentação específica é recomendada. Deve-se investir em refeições diversificadas em nutrientes. Alimentos ricos em carboidratos, como pão integral, tapioca, cuscuz, arroz integral, macarrão integral, batata doce; ricos em proteínas, como ovo, carne, frango ou peixe e alimentos com gorduras, como azeite, castanhas e sementes são perfeitos para o pós-folia. Escolhendo um tipo de alimento de cada um destes grupos, você já garante uma refeição nutritiva. O importante é saber dosar estas quantidades sem exageros.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias