Veja os riscos que o preparo do slime caseiro pode causar à saúde

Veja os riscos que o preparo do slime caseiro pode causar à saúde

O slime é uma massinha viscosa e virou a diversão da garotada durante as férias pelo desafio de fazer a receita caseira. Por ser de fácil preparo, as crianças fazem o slime caseiro sozinhas, muitas vezes sem a supervisão dos pais. Porém, é preciso muito cuidado para que isso não ocorra, pois existem produtos químicos na receita que podem causar intoxicação devido ao manuseio. 

O produto pode ser encontrado pronto no mercado, porém com a grande onda de DIY (Do It Yourself, e no português Faça Você Mesmo), que atinge a internet, muitas pessoas optam por fazer. Porém, na composição do Slime encontram-se diversos produtos e substâncias químicas não indicadas para constante manuseio por parte das crianças, como cola vinílica, bicarbonato de sódio, corantes, purpurina e, em algumas receitas, até amaciantes de roupa e espuma de barbear.

Riscos

Os principais riscos à saúde acontecem quando um tipo de reagente, chamado borax, é utilizado na composição. Esse reagente é um sal alcalino, que substitui a combinação da água boricada com o bicarbonato. Quando dissolvido em água, o borax produz uma solução cáustica na qual, dependendo da concentração, pode gerar queimadura nas mãos das crianças.

 Além dessa substância, o próprio ácido bórico da água pode ser irritante para a pele e causar dermatites, assim como os corantes utilizados podem provocar alergias, mesmo sendo alimentares ou artesanais. Esses reagentes podem causar irritação também nas mucosas quando as crianças manipulam as substâncias e depois levam a mão à boca ou aos olhos. Nesse caso, a possibilidade de dano é maior.

Cuidados

Apesar de ser um momento divertido para as crianças, os pais devem ter bastante atenção aos ingredientes que elas utilizam para a brincadeira, buscando os produtos mais inofensivos possíveis. O ideal é comprar o Slime já pronto, de marcas testadas que utilizem ingredientes antialérgicos na composição e orientar as crianças para, durante a brincadeira evitar levar o produto e as mãos aos olhos e à boca.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias