Você já ouviu falar em autonomia afetiva?

Você já ouviu falar em autonomia afetiva?

A idealização nas relações e a busca incessante por alguém que possa suprir os desejos e expectativas faz parte de um ideal de amor romantizado. Essa expectativa pode trazer diversos problemas, entre eles a dependência afetiva. Para não cair nessa situação, é fundamental desenvolver a autonomia afetiva.

Emoções
Autonomia afetiva é quando a pessoa possui a capacidade de gerenciar suas emoções, seus afetos, sem exigir que o outro corresponda ou sem cobranças do certo ou do errado. Percebendo que o seu sentimento em relação ao outro é seu, não deve mensurar sentimento ou querer qualquer tipo de retribuição.

Fatores
Para adquirir esta autonomia, existem uma série de fatores que devem ser considerados. A independência emocional, histórico de relacionamentos abusivos, amor próprio, além de uma educação emocional saudável, ou seja, como os pais ensinaram a ter esta relação com o mundo, inclusive respeitando os próprios limites e os limites do outro.

Expectativas
A autonomia é fundamental para  não criar muitas expectativas no outro e entender que os erros fazem parte de todo relacionamento. O importante é saber que no relacionamento o outro está para você assim como você estar para o outro. Não deve simplesmente querer que o outro esteja naquele relacionamento com responsabilidade de lhe fazer feliz ou depositar muita expectativa de que esse relacionamento será o relacionamento da sua vida, porque fatalmente as pessoas não poderão cumprir com determinadas promessas.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias