Você já ouviu falar na doença de Crohn?

Você já ouviu falar na doença de Crohn?

Apesar de o nome soar estranho, ela é bastante comum. É uma doença inflamatória crônica que afeta o trato gastrointestinal podendo acometer desde a região da boca até o ânus.

Sintomas
Os sintomas mais comuns são dor abdominal, principalmente na região inferior à direita, diarreia crônica, sangue nas fezes, perda de peso e fadiga.

Causas
A causa ainda não está esclarecida. Acredita-se que os fatores ambientais, a microbiota intestinal e a imunidade do hospedeiro interagem para iniciar e perpetuar o processo inflamatório na mucosa do trato gastrointestinal em indivíduos predispostos geneticamente. O estresse emocional pode servir de gatilho para o surgimento da doença em indivíduos predispostos e induzir a recaída da doença em pacientes já com o diagnóstico. Acredita-se que o estresse está envolvido na mudança da microbiota intestinal e desregulação imunológica o que deixaria o indivíduo mais suscetível ao surgimento da doença.

Tratamento
O tratamento é realizado com medicamentos imunossupressores e imunomoduladores. Na fase aguda pode-se utilizar os corticoides para atingir a remissão da doença. Em casos mais avançados que evoluem com complicações pode ser necessário o tratamento cirúrgico. Lembrando que a indicação desse tratamento deve ser sempre compartilhada entre o clínico e o cirurgião.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias