A degeneração macular prejudica a área central da retina, levando a uma perda progressiva da visão central. A doença prejudica tanto a visão de perto quanto de longe e é uma das principais causas de baixa visão em pessoas com mais de 60 anos.
Sintomas
Visão borrada ou manchas no centro da visão, o que pode dificultar ler, cozinhar, costurar, reconhecer rostos e dirigir; linhas retas parecem distorcidas, embaçadas ou ausentes. Necessidade de iluminação mais intensa para enxergar, alterações nas aparências das cores, que parecem menos vivas ou brilhantes. Outro sintoma é a diminuição da sensibilidade ao contraste de luz ou dificuldade de adaptação ao escuro.
Formas
A DMRI possui duas formas: a primeira é a forma seca, que acomete 90% dos casos, sendo considerada a forma mais branda, de modo que os pacientes geralmente permanecem com boa acuidade visual; e a segunda é forma úmida, que responde a 10% dos casos, porém, quando não tratada, é responsável por 90% dos casos de cegueira legal.
Tratamento
O tratamento dependerá do tipo de DMRI e da gravidade da doença. Assim, as opções de tratamento, incluem desde a observação, suplementação com vitaminas e minerais antioxidantes (vitaminas C e E, luteín, zeanxantina e zinco), até injeções intraoculares.