Você sabe o que é masculinidade tóxica?

Você sabe o que é masculinidade tóxica?

Homem não chora, não expressa sentimentos, homem de verdade é bruto, não pode cuidar da aparência. Quantas vezes você já ouviu pessoas comentando como os homens deveriam se comportar?

O que é masculinidade tóxica?
O termo masculinidade tóxica se refere às características que a sociedade tende a atribuir de maneira estereotipada ao sexo masculino, sendo estas nocivas ou restritivas aos próprios homens ou às pessoas que estão ao seu redor. A masculinidade tóxica é fruto de um conjunto de mitos que a sociedade transmite aos homens sobre o que significa ser um “homem de verdade”, que contém ameaças implícitas ao seu valor à sua identidade caso não ajam de acordo com tais expectativas.

Como saber lidar com a masculinidade tóxica?
A melhor forma de lidar com masculinidade tóxica é começar aceitando a sua verdadeira personalidade, sem ceder à pressão de se encaixar em estereótipos. Não que seja fácil. Isso demanda um esforço constante, além de altas doses de autoanálise e reflexão. Além disso, nada te impede de ser um homem determinado, forte, valente e incorporar à sua vida característica positivas que, tradicionalmente, são associadas ao sexo feminino. Como a sensibilidade, a empatia, o acolhimento.

Exemplos comuns de masculinidade tóxica
- quer ser visto o tempo todo como violento;
- conceito de que o homem pode trair;
- pensar que merece respeito só por ser homem;
- achar que atividades domésticas devem ser feitas só pela mulher;
- não expressa suas emoções e tem receio de dialogar;

Como a masculinidade tóxica pode prejudicar os homens?
A masculinidade tóxica pode causar danos à autoestima e autoconfiança, os homens acabam não se conectando com suas emoções para não parecerem fracos. Podendo não desenvolver a inteligência emocional para lidar com possíveis adversidades. É desse modo que nascem os chefes agressivos, os parceiros hostis e os amigos desrespeitosos. A masculinidade tóxica pode afetar até mesmo a escolha profissional uma vez que o homem pode escolher uma carreira mais “masculina” para se encaixar. Quando vivemos da maneira que não condiz com quem acreditamos ser, acabamos nos tornando pessoas infelizes. Ao longo do tempo é possível desenvolver doenças e transtornos. 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias