Você sabe quais cuidados deve ter com o corpo durante a gravidez?

Você sabe quais cuidados deve ter com o corpo durante a gravidez?

No início da gravidez surgem muitas dúvidas, principalmente para as mamães de primeira viagem, nem sempre é fácil saber quais alimentos são mais indicados, quais devem ser evitados ou quais atividades físicas são importantes, tanto para mãe, quanto para o bebê.

A gravidez implica um momento de muitas alterações no corpo da mulher: o peito, a barriga e as ancas são algumas das zonas que mais sofrem  mudanças causando algum desconforto na gestante. Mas alguns cuidados simples e diários podem ajudar a minimizar essas alterações e fazer com que a futura mamãe sinta-se confortável durante todo o dia.

Alimentação
A gravidez não é o momento de fazer dieta mas é fundamental manter uma alimentação balanceada rica em fibras, frutas e verduras. A gestante tem que ingerir bastante água e evitar alimentos com alto teor de gorduras. Por estar com o metabolismo acelerado, a grávida não pode ficar muito tempo sem se alimentar. Ela precisa comer a cada três horas, mais ou menos e sempre ter algum lanche em mãos entre uma alimentação e outra.

Atividade Física
As mamães que já tem o costume de fazer atividade física podem continuar, mas devem evitar exercícios de alto impacto. Se é uma pessoa que não faz atividade física, o ideal é que comece a partir de 12 semanas, ou seja, depois do primeiro trimestre. Se tiver com sangramento ou alguma intercorrência, a gestante deve parar. Os exercícios orientados pelos profissionais são pilates, hidroginástica e caminhada. É importante passar primeiro por uma avaliação médica ou do profissional de educação física.

Inchaço
Com o aumento do peso é normal que o sangue demore mais tempo a circular pelo corpo, especialmente nas extremidades, como pernas e pés, para evitar os pés inchado evite ficar muito tempo em pé, sempre que tiver tempo livre ponha os pés numa posição elevada.Evite usar sapatos de salto alto, este tipo de calçado aumenta o inchaço das pernas e aumenta o risco de quedas, dê preferência a saltos menos altos e mais seguros.

Estrias
Nas zonas em que a pele estica mais (seios, anca e barriga), podem surgir estrias devido à necessidade de a pele cobrir uma área maior. Como é muito difícil eliminar as estrias depois de instaladas, o melhor é preveni-las. O uso de cremes ou óleos para o corpo melhoram a elasticidade e a aparência da pele. O importante é aplicar todos os dias com movimentos suaves e circulares para melhor absorção.

 

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias