Volta às aulas: como o peso da mochila pode causar problemas na coluna

Volta às aulas: como o peso da mochila pode causar problemas na coluna

A preparação para a volta às aulas é um período que exige atenção dos pais em muitos aspectos, é necessário preparar a criança para o retorno dos hábitos cotidianos e fazer o check list do material escolar. A mochila é um dos mais importantes itens da lista e, por isso, é preciso muita atenção para alguns detalhes como, problemas na coluna.

Fique atento para que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso da criança, ou seja, se a criança pesa 30kg, a mochila deve pesar, no máximo, 3kg. Além disso, a altura não deve ser maior que as costas da criança, assim como a alça não pode ficar muito curta nem comprida.

Cuidados

*É recomendado utilizar as duas alças da mochila e não só uma de um lado do corpo. Isso é importante para distribuir melhor o peso nos dois ombros e, consequentemente, evitar sobrecarga em um deles, já que isso pode provocar desvios na coluna e outras complicações.

*Se a bolsa estiver pesada, deve-se utilizar a mochila de rodinha, mas é preciso ter cuidado para o cabo não ficar muito longo, tem que mantê-lo na altura do punho para não correr o risco da criança ficar torta. Uma dica para evitar o excesso de peso é levar o lanche separado, em uma lancheira adequada, e não na mochila.

*Fique sempre atento ao que é colocado nas bolsas, pois algumas crianças deixam o material da semana toda na mochila. Em alguns casos, é possível dividir e levar de acordo com as necessidades das aulas.

*Evite comprar uma mochila com muitos bolsos, pois a criança acaba colocando muito brinquedo, o que geralmente vai pesando mais e pode provocar sequelas a longo prazo.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias