Durante a gestação é normal que a mulher e seu parceiro tenham dúvidas quanto ao sexo na gravidez. É natural que ambos tenham dificuldade para lidar com essas novas mudanças que acontecem nessa etapa da vida do casal.
As mudanças acontecem desde o início da gravidez, tanto no corpo da mulher como na mente. No início da gestação, devido ao cansaço, sonolência, náuseas e as alterações hormonais a deixam com sensações que podem diminuir a libido, mas não é uma regra. Depois de passada esta fase, ela pode ate aumentar. O recomendado é manter a sintonia do casal.
Facilidade no parto
O sexo pode ser realizado até bem próximo do fim da gestação, se não causar desconforto na gestante. Pode estimular contrações uterinas devido à liberação de ocitocina, bem como o amolecimento do colo do útero causado pelas prostaglandinas presentes no sêmen. Portanto, para aqueles casais que tiveram uma gestação saudável e que optam por parto normal, uma das indicações médicas para o final da gravidez é praticar sexo.
Cuidados
É necessário atenção à coluna da mulher, que não deve ser forçada. As posições da relação sexual devem mudar com o passar dos meses, de acordo com o bom senso do casal. Nos início da gestação, não há restrição. Conforme o útero vai crescendo, o casal deve procurar manter a mulher confortável, sem compressão forte sobre o bebê.