Conheça a síndrome do Hulk

Conheça a síndrome do Hulk

Quem nunca ouviu falar nas histórias de um dos principais heróis da Marvel, o Incrível Hulk? Trata-se de um médico que não consegue impedir sua transformação, ele fica mais forte de acordo com o aumento gradual de sua raiva. O cientista busca de forma incessante uma cura para que não se transforme mais no Hulk e possa levar uma vida normal.

O descontrole da raiva é muito mais comum do que se imagina e, da mesma forma que causa transtornos ao cientista na ficção, as pessoas que possuem a síndrome do Hulk também precisam de ajuda no controle de seus sentimentos agressivos.

Características
A síndrome do Hulk ou o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) é caracterizado pela explosão momentânea que alguns indivíduos possuem sem que exista um motivo real. Há um excesso de raiva desproporcional, causando a perda de controle dos impulsos agressivos que podem ser desde a fala até a ação.

Sintomas
A síndrome não deve estar associada a nenhum outro transtorno mental, como depressão ou pânico, por exemplo. Nos dois casos, é comum uma sensibilidade e a pessoa fica irritada com mais facilidade. Então, eliminando a possibilidade de outro transtorno, a síndrome pode ser identificada como um transtorno de adaptação. O individuo explode com os outros ao seu redor, possuindo dificuldades interpessoais. Os episódios de agressividade podem trazer vários prejuízos profissionais.

Tratamento
Apesar de o Hulk ser um super-herói e na ficção tudo pode ser superado, na vida real é preciso perceber em si mesmo, ou em alguém, se há um descontrole frequente de agressividade, para procurar ajuda. O tratamento é feito especificamente por meio do controle dos impulsos agressivos. Normalmente, os portadores desta síndrome não reconhecem que têm problemas ou não percebem o quanto sua reação é desproporcional. Logo após uma explosão, é comum o indivíduo agir, como se nada tivesse acontecido, ou sentir vergonha. Assim, um profissional habilitado poderá fazer com que ele perceba essa necessidade, e passe a controlar melhor a sua agressividade.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias