Mais de 70% dos brasileiros sofrem com o estresse

Mais de 70% dos brasileiros sofrem com o estresse

Você também anda estressado? O estresse é um problema crescente entre os brasileiros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade e o quinto em relação à depressão na América Latina, transtornos muitas vezes associados ao estresse crônico. Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR) revelou que 72% dos brasileiros sofrem de estresse e o ambiente profissional é uma das principais fontes desse problema, com 47% dos entrevistados relatando questões relacionadas ao trabalho entre as causas do problema.

O psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, Othon Júnior, diz que o estresse é uma resposta adaptativa do ser humano toda vez que os seus limites são ultrapassados, sejam eles físicos, sociais ou emocionais. “No organismo, o hormônio liberado é o cortisol, afetando diretamente o sistema nervoso central, provocando irritação, raiva, preocupação excessiva”, explica. 

O profissional defende, ainda, que o estresse também está relacionado à dificuldade de adaptação à revolução tecnológica dos últimos anos. “Com uma rotina muito intensa, diversas tarefas a serem executadas e muitas informações chegando a todo instante pelas tecnologias disponíveis que surgem, nossos limites estão sendo constantemente ultrapassados”, ressalta. 

A recomendação para evitar o estresse no dia a dia é clássica, porém imprescindível: cuidar da saúde de maneira integral. No aspecto físico, criar um estilo de vida com prática de atividades físicas, pelo menos três vezes na semana, já contribui significativamente para a melhora dos níveis de estresse no organismo. E se puder aumentar a frequência de exercícios, melhor ainda! 

Além disso, optar por uma alimentação equilibrada também é uma dica valiosa. “Evitar comidas instantâneas e muito industrializadas como hambúrgueres, massas, batata frita ou alimentos sem procedência segura”, explica o psicólogo.

E atenção: como está a qualidade do sono? O estresse também estará presente quando você não dorme bem o suficiente. Fique atento à higiene do sono e priorize o descanso, diminuindo o consumo de telas durante a noite e outras distrações. Além disso, tenha horários fixos para dormir: “Se você dorme e acorda cansado no dia seguinte ou se sente sono ao longo do dia, são sinais importantes de que a qualidade do seu descanso está prejudicada, ficando mais vulnerável ao estresse”, finaliza o profissional.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias