O que os especialistas em cardiologia dizem sobre a atividade física pós Covid-19

O que os especialistas em cardiologia dizem sobre a atividade física pós Covid-19

Calcula-se que pelo menos 16% dos pacientes com Covid-19 apresentam algum tipo de complicação cardíaca e que os danos ao coração independem do grau da doença. O dado é da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e chama a atenção até para os quadros mais leves de quem testou positivo para a doença. Eles podem trazer prejuízos ao sistema cardiovascular. A falta de um sintoma pode camuflar o problema e o paciente recuperado só sentirá quando exigir um trabalho extra do sistema cardiovascular, como por exemplo, durante a prática da atividade física.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia tem alertado para os cuidados com a saúde cardiovascular, especialmente neste período de pandemia, mas segundo o cardiologista do Hapvida, Fernando Monteiro Aguiar os cuidados que os pacientes devem ter com o coração após a recuperação da Covid-19 são basicamente os mesmos que se deve ter normalmente.  “Uma alimentação saudável, sem muito sal e gordura. Fazer a prevenção e visitar o seu cardiologista de rotina. E se tiver algum sintoma relacionado, dor no peito, falta de ar, palpitações, procurar o seu médico imediatamente”, explica.

Como a Covid-19 é ainda é uma doença considerada nova e tem casos de acometimento cardíaco, com miocardites e até alterações do ritmo cardíaco após a infecção, o médico explica que os pacientes são orientados a procurar o cardiologista para fazer uma consulta e um exame de rotina para então ser liberado com mais segurança para praticar atividades físicas.

“Mas isso depende de cada paciente. O que eu costumo dizer é que o nosso corpo é nossa fortaleza. Então, é importante os pacientes cuidarem não só do coração, mas de toda a sua saúde física e mental. Alimentação saudável e fazendo atividades físicas de rotina, tentando, aí, ter um sono adequado. Isso vai fazer com que ele tenha uma imunidade melhor”, acrescenta o cardiologista.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias