Saiba mais sobre infertilidade masculina

Saiba mais sobre infertilidade masculina

Quando um casal procura o médico para tratar de infertilidade, o primeiro passo é começar uma bateria de exames direcionados para a mulher. Porém, o problema pode afetar homens e mulheres, e os cuidados e exames devem ser voltados para os dois. A infertilidade é definida pela ausência de gravidez em um período de 12 meses, com relações sexuais frequentes e sem o uso de método contraceptivo.

Causas

As causas que acometem apenas os homens podem ter uma variedade de fatores como infecções, alterações hormonais e/ou anatômicas. Outros motivos podem sugerir que um homem tenha infertilidade como atrofia testicular e varicocele, aparecimento de “varizes” na bolsa escrotal.

A infertilidade também pode surgir sem causa aparente, que é definida como idiopática e corresponde a cerca de 15% dos casos de infertilidade masculina. Trata-se de quando um paciente busca apoio médico, mas o espermograma, exame que avalia o espermatozoide, encontra-se normal, sem nenhuma alteração.

Diagnóstico

O diagnóstico e a investigação devem ser individualizados, pois o médico precisa ter uma boa conversa, realizando avaliação completa do paciente. Deve ser analisada o histórico sexual, uso de drogas e medicamentos, cirurgias prévias, doenças crônicas, qualidade e quantidade de espermatozoides, infecções como a caxumba e infecções sexualmente transmissíveis (IST´s).

Tratamentos

Os tratamentos para infertilidade masculina consistem na orientação sobre o problema, tratamento das causas reversíveis ou direcionamento para as técnicas de reprodução assistida, quando indicado. Vale ressaltar que uma das causas mais comuns de infertilidade masculina é a varicocele, porém é considerada uma causa reversível.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias