Tuberculose: o que o abandono no tratamento pode causar?

Tuberculose: o que o abandono no tratamento pode causar?

Um dos maiores problemas em relação à tuberculose é o abandono do tratamento pelos pacientes. Apesar de curável em praticamente 100% dos casos, a tuberculose exige um tratamento demorado, que leva cerca de 6 meses, mas a partir do segundo mês, o paciente já percebe uma melhora no quadro clínico e é exatamente neste momento que geralmente acontece o abandono. Entretanto, o bacilo ainda está no organismo e, portanto, ainda passível de ser transmitido.

O  paciente  em tratamento de tuberculose pulmonar  deve tomar o medicamento pelo tempo recomendado, além de fazer acompanhamento ambulatorial e não faltar às consultas durante todo o processo. O abandono do tratamento antes do término pode fazer o bacilo se tornar resistente  aos medicamentos habituais e o paciente poderá ter sérias complicações.

Sintomas
O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva persistente por pelo menos três semanas, expectoração, dor torácica, falta de apetite, fadiga constante, emagrecimento, suor noturno, febre baixa ao anoitecer, catarro esverdeado, amarelado ou com sangue. Em casos mais graves pode ocorrer a hemoptise (hemorragia proveniente dos pulmões, devido à ruptura dos vasos pulmonares nas crises de tosse).

Diagnóstico
O diagnóstico da tuberculose  é feito pelo histórico do paciente e o seu exame clínico. Para confirmação do diagnóstico utilizam-se os exames de cultura de escarro (de lavados gástricos, urina, líquido cefalorraquidiano) e raio-X de tórax. Pode ser solicitado quando necessário a biópsia do órgão afetado.

Tratamento
Durante dois meses, o paciente toma os três medicamentos e, a partir do terceiro mês, toma só dois. O bacilo da tuberculose cresce fora e dentro da célula de defesa. Quando está fora, não só se multiplica muito rápido como adquire resistência também muito depressa. Para impedir seu crescimento e divisão fora da célula se fazem necessárias as três drogas e o tempo mais prolongado de tratamento.

Prevenção
A prevenção é realizada através da vacina BCG que é aplicada no primeiro mês de vida da criança. Essa vacina não é eficaz na tuberculose pulmonar, mas diminui as chances de desenvolvimento das formas graves da doença. Apesar disso, a forma mais eficaz é o tratamento das pessoas doentes para que seja evitado o aparecimento de novos casos.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias