Dia do Combate ao Estresse: como encontrar qualidade de vida?

Dia do Combate ao Estresse: como encontrar qualidade de vida?

Especialista dá dicas para uma vida mais saudável

Você já se deparou com algum momento em que estava extremamente estressado? Com as rotinas do dia a dia se acumulando e tudo parecendo sair do controle, se livrar do estresse virou uma tarefa adicional . O dia 23 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Estresse. Mas, mas afinal, o que é o estresse? E por que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre desse mal?

A resposta é buscar ajuda e além disso, conhecimento. De acordo com Othon Junior, psicólogo do Hapvida NDI, o estresse é uma resposta adaptativa do ser humano. “Quando este ser humano tem os seus limites físicos, sociais, psicológicos ou emocionais ultrapassados, ele se estressa”, explica.

De acordo com o psicólogo, a mudança de humor é uma resposta a uma alteração do corpo por essa ultrapassagem de limites. É por isso que pessoas estressadas ficam zangadas: elas liberam o hormônio do estresse, que é o cortisol. “No corpo, o cortisol altera o sistema nervoso central, promovendo irritação, inquietação, raiva e preocupação excessiva. Uma alteração fisiológica que gera uma alteração de humor”, esclarece.

O que fazer?

De acordo com o especialista, é o cuidado com a saúde integral que vai ajudar nesse controle, o que começa pela saúde física. A prática de atividade física, alimentação saudável e horas regulares de sono devem ser prioridade. “Uma caminhada de vinte minutos durante três vezes na semana já ajuda muito para o alívio de estresse”, exemplifica.

A hora de dormir também é um ponto de atenção: é preciso ter uma boa higiene do sono, adotando comportamentos mais sadios, como diminuir uso de telas à noite, bem como de atividades que sejam estimulantes, ter cuidado com os pensamentos e preocupações e ter horário fixo para dormir. “Um adulto precisa de pelo menos sete horas de sono para se sentir descansado. Com uma má qualidade de sono, ele estará mais suscetível a ter sintomas do estresse”, alerta Othon.

Ou seja: para evitar o estresse, o cuidado com a saúde emocional e psicológica é extremamente necessário. “Reconhecer as suas emoções e desenvolver habilidades para lidar com elas em conflitos que acontecem no dia a dia minimizará o nível de estresse e irá aumentar sua qualidade de vida”, conclui o psicólogo.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias