Pandemia: riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Pandemia: riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Especialista alerta para os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas durante a pandemia 

O isolamento social é um momento inédito para boa parte da sociedade. Nesse período, alguns hábitos, com foco no entretenimento, ganharam ainda mais força. Entre eles, o consumo de bebidas alcoólicas.

De acordo com uma pesquisa recente, divulgada pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), a venda de bebidas alcoólicas nas distribuidoras aumentou em cerca de 38% durante a quarentena. E dados como esse tem ecoado alertas em todo o mundo, inclusive da Organização Mundial da Saúde (OMS), já que o produto, além de trazer uma falsa sensação de relaxamento, pode afetar a saúde física e mental do consumidor. 

Segundo especialistas, mesmo em pequenas quantidades, a ingestão diária pode representar riscos. "No sistema digestivo há o aumento da fibrose hepática evoluindo para cirrose, pancreatopatias crônicas, gastrites e úlceras gástricas. Além disso, existe o aumento da incidência de câncer em praticamente todos os órgãos do aparelho digestivo. De forma geral, a ingestão diária da bebida alcoólica traz menor taxa de concentração e desempenho no trabalho, aumento do índice de transtornos psicológicos e maior risco de doenças cardiovasculares", explica o Dr. Gustavo Spadotto, Gastroenterologista e coordenador da equipe de cirurgia da Rede própria da RN Saúde, que faz parte do Sistema Hapvida.

Ele alerta ainda que se no consumo moderado o álcool já é considerado prejudicial, o excesso pode trazer problemas ainda maiores. “Os principais sintomas dessa atividade podem ser identificados por meio de tremores, náuseas, vômitos, dores abdominais e de cabeça, além de fadiga muscular no dia seguinte, e má qualidade do sono", complementa o médico, explicando ainda que o aparecimento dos sintomas pode variar de uma pessoa para outra, já que existem diferenças consideráveis no organismo de cada indivíduo, sendo alguns mais ou menos resistente ao álcool.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias