De quantas brincadeiras da infância você se lembra? Pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, telefone sem fio ou rouba-bandeira. São muitas as brincadeiras, e podem até ter mudado ao longo dos anos, mas o gosto pelo ato de brincar que toda criança tem permanece inalterado. O que muitos pais desconhecem, ou não percebem, é que brincar é muito mais que mera distração ou diversão. Brincando, os pequenos descobrem o mundo, formam e fixam valores importantes na formação da personalidade.
Desenvolvimento
O ato de brincar pode moldar completamente a personalidade e direcionar alguns valores que as crianças vão carregar para o resto da vida. Por isso, criança que não brinca tende a se tornar um adulto com dificuldade de relacionamento por causa da dificuldade de se expressar. Os pais devem estimular a brincadeira dentro e fora de casa. Entretanto, não devem associar esse momento com o consumismo. Se a criança tiver muitos brinquedos, pode dar a ela a impressão de que tudo é descartável.
Independência
A criança tem necessidade de estar desacompanhada para se sentir livre no exercício do criar. Os adultos não precisam se preocupar em ajudar em momentos que a criança não quer ajuda. Os objetos devem estar ao alcance dela, para que se tenha autonomia e diminua a dependência dos pais. Pois, o desenvolvimento da autonomia na infância permite a construção de uma personalidade saudável e possibilita o desenvolvimento da capacidade de resolver conflitos ao longo da vida.
Brincadeiras
Uma forma interessante de promover a brincadeira com a criançada é oferecendo desafios. Por exemplo: esconder um objeto na sala de casa e dar dicas para a criança, com noções matemáticas de direita e esquerda, para cima e para baixo.Ela vai aprender muito, ao mesmo tempo em que se diverte e estreita os laços com os parentes.
Outra ideia é reservar um ambiente calmo e tranquilo, que deixa a criança livre para escolher o que verdadeiramente quer fazer. Um espaço organizado, sem tantos brinquedos jogados, estimula a criança a brincar muito mais do que se o lugar estiver uma bagunça, com brinquedos por todos os lados, o que dificulta a visualização e a escolha da criança.