Higiene íntima previne infecção urinária

Higiene íntima previne infecção urinária

Incômodo, vontade constante de fazer xixi e ardência ao urinar são alguns sintomas da infecção urinária. As mulheres são as mais afetadas, isso acontece porque a uretra feminina, por onde sai o xixi, mede cerca de 5 cm. Nos homens, a uretra chega a 22 cm. As bactérias que provocam a infecção percorrem, nas mulheres, um caminho bem mais curto até chegar à bexiga.

Sintomas

A infecção urinária pode acometer qualquer parte do sistema urinário: rins, bexigas, uretra e é causado por bactérias que podem se multiplicar rapidamente no organismo.

Os sintomas mais frequentes do problema são: dor ou ardência ao urinar, sensação de peso no baixo ventre, urina escura ou sem jato. Em casos mais extremos a pessoa pode apresentar ainda febre, dor na parte baixa das costas, calafrios e urinar com sangue.

Prevenção

Para prevenir a infecção urinária, é necessário realizar higiene adequada, especialmente, antes e após a relação sexual. Urinar depois do sexo também é importante. Higienizar a região íntima, na mulher, sempre no sentido da frente para trás.

Ingerir bastante água, evitando muito líquido alcoólico, evitar segurar a urina e não manter relações sexuais desprotegidas. É importante tomar banho com água corrente, com temperatura não elevada e pouco sabonete. Não usar o biquíni molhado por longos períodos e trocar frequentemente os tampões e os absorventes no período menstrual, além de evitar alterações radicais na dieta.

É importante estar atenta a qualquer sintoma e, caso algum deles apareça, um ginecologista deve ser consultado.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias