Entesopatia: entenda o que é a inflamação na região que liga os tendões aos ossos

Entesopatia: entenda o que é a inflamação na região que liga os tendões aos ossos

O nome entesopatia pode parecer desconhecido, mas essa doença é comum e atinge tanto homens como mulheres. A entesopatia é a inflamação da região que liga os tendões aos ossos, a entese.

A entesite mais comum é a entesopatia calcânea, em que há o comprometimento do tendão calcâneo, mais conhecido como tendão de Aquiles, na qual a pessoa sente muita dor ao encostar o pé no chão. Além do calcanhar, outras partes do corpo podem sofrer inflamação das articulações, como joelho, costas e quadril.

O diagnóstico da entesopatia é feito pelo ortopedista através da avaliação dos sintomas e, em outros casos, de exames de imagem, como raio-X.

Causas
A entesopatia pode ser causada por traumas ou lesões durante algum exercício e acontece com mais frequência em pessoas que possuem um ou mais tipos de artrite, como a artrite reumatóide e a artrite psoriática. A obesidade também pode submeter as articulações a uma condição de estresse e colaborar para que o sistema imunológico ataque o tecido das articulações.

Sintomas
A inflamação que tem como característica impedir a movimentação natural da região acometida, tem sintomas como dor na região, por exemplo, no calcanhar. A dor da entesopatia é bem variável, podendo causar apenas desconforto ou ou impedir a movimentação da articulação lesionada. Ocasionando inchaço e rigidez da articulação, sensibilidade na região, dor localizada, e aumento da temperatura no local.

Tratamento para a entesopatia
O tratamento para entesopatia é feito de acordo com a gravidade do sintomas e da lesão. Normalmente, o tratamento consiste em repouso da região lesionada e uso de medicamentos com propriedades anti-inflamatórios. Também podem ser realizados, sob orientação do fisioterapeuta ou ortopedista, exercícios leves de alongamento com o objetivo de diminuir um pouco a pressão do local. A cirurgia pode ser uma opção de tratamento, mas só é feita por recomendação médica, quando a lesão é grave e os sintomas não passam com o uso de medicamentos.

Saiba como se prevenir da osteoporose , doença que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias