Obesidade: causas e tratamento para combater o excesso de peso

Obesidade: causas e tratamento para combater o excesso de peso

A obesidade é uma doença crônica, que afeta um número elevado de pessoas,  um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil e em outros países do mundo.

A obesidade se caracteriza pelo excessivo de peso e acúmulo de gordura corporal e normalmente está associada a problemas de saúde, comprometendo ainda mais o estado do indivíduo. A obesidade é um fator de risco para várias doenças dentre as quais podemos citar: câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças cérebro-vasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabetes.

Diagnóstico
A obesidade é diagnosticada através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Ele é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em Kg) do paciente pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado. De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9 kg/m2, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.

Causas
São muitas as causas da obesidade. Em uma pessoa geneticamente predisposta, os maus hábitos alimentares e sedentarismo precipitarão o desenvolvimento do excessivo de peso e obesidade. Vontade de comer instantaneamente, pode estar relacionado ao estresse do dia a dia e é chamado de fome emocional. Algumas disfunções endócrinas também podem levar ao desenvolvimento da obesidade.

Tratamento
O tratamento inclui a reeducação alimentar, que consiste em consumir alimentos menos calóricos, com maior ingestão de fibras que podem ajudar no emagrecimento, além de respeitar os horários de cada refeição. Este procedimento pode necessitar de suporte psicológico e auxílio por parte da família. Outra medida, é o início de atividades físicas visando movimentar-se para gastar a energia acumulada do organismo na forma de gordura. A atividade física diminui o apetite e melhora a auto-estima. Depois de verificar se a pessoa está em condições adequadas de saúde para a prática de exercícios, o ideal é que ela caminhe 50 minutos quatro vezes por semana.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias