Asma e rinite: problemas respiratórios que precisam de atenção

Asma e rinite: problemas respiratórios que precisam de atenção

Um dos problemas respiratórios mais recorrentes na população é a asma. Trata-se de uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório. O tratamento realizado de forma correta, aliado ao uso controlado dos medicamentos, pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida.

Rinite e asma são duas doenças frequentes e preocupantes. As duas doenças costumam vir juntas. Cerca de 80% dos asmáticos sofrem com rinite. As duas doenças são inflamatórias e suas causas são muito parecidas.

Asma

A asma é uma doença genética e, portanto, incurável. Em contato com fatores naturais, do meio ambiente, passa a adquirir uma inflamação das vias aéreas e desenvolve os sintomas. É possível ter uma vida absolutamente normal, mas é preciso controle frequente.

Rinite

Rinite alérgica se caracteriza por coriza, espirros frequentes, coceira no nariz e obstrução nasal. A pessoa não consegue dormir direito, o sono não se aprofunda. Ainda pode ocorrer coceira nos olhos, ouvidos e garganta.

Fatores agravantes

Alérgenos como ácaros da poeira doméstica; animais domésticos, restos de inseto, como baratas; o mofo, fungo na parede e ainda o pólen são causadores e agravantes de doenças respiratórias. Outros fatores preocupantes são: produtos químicos, fumaça de cigarro e infecções virais respiratórias. 

Tratamento

O tratamento e medicação só podem ser indicados pelo médico. Alguns fatores que podem auxiliar no controle dos sintomas é a prática de exercícios como natação, vôlei e caminhada, pois ajudam na melhora da capacidade cardíaca e respiratória. A falta de informação sobre tratamento e medicamentos, que não são usados de forma correta, pode gerar crises de asma que levam à morte.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.

Notícias