Lábios ressecados e rachados, o que pode ser?

Lábios ressecados e rachados, o que pode ser?

É comum os lábios ficarem desgastados, por que além de muito fininha, a pele da boca é também muito exigida. O ressecamento e a rachadura dos lábios pode ser causado por situações como: frio, vento forte, clima seco, desidratação, exposição ao sol, deficiência de vitaminas, diabetes e falta de higiene bucal. Os lábios também podem ficar secos em casos de reação alérgica, uso de batons e pastas de dentes, ou ainda ingestão de certos alimentos e bebidas.

O que fazer para hidratar os lábios ressecados?
A primeira coisa a fazer para evitar e tratar o ressecamento e rachaduras dos lábios é combater a desidratação labial. Beber mais água é o primeiro passo, principalmente se a secura for causada pelo clima frio e seco ou pelo excesso de exposição ao sol. Além disso, é muito importante usar hidratantes labiais, como os compostos por manteiga de cacau. Se os lábios continuarem ressecados e começarem a rachar, consulte um médico dermatologista para receber orientações quanto ao tratamento mais adequado.

O que não fazer
Passar a língua nos lábios pode trazer algum alívio momentâneo, mas não é aconselhável. A saliva possui enzimas digestivas que agridem a mucosa da boca, que, como já foi dito, é muito sensível. Por esse motivo, esse hábito deve ser evitado, pois deixa os lábios ainda mais ressecados.

Lábios com bolhas
Bolhas na boca podem ser sinal de herpes labial, mucocele, ou ainda de outras doenças como herpes zoster, infecções virais de garganta e queimadura solar. O herpes labial é caracterizado pelo aparecimento de grupos de bolhas dolorosas nos lábios, que podem também surgir abaixo do nariz e no queixo. As bolhas do herpes labial tendem a desaparecer espontaneamente em uma semana. A doença não tem cura e as bolhas podem voltar a aparecer em qualquer situação que provoque uma mudança na imunidade, como estresse físico ou emocional, exposição excessiva ao sol, estado febril, entre outras situações.

Lábios inchados
Os lábios inchados podem ser um sinal de alergia, dermatites, doenças autoimunes e até mesmo câncer. Quando a boca inchada é o resultado de uma reação alérgica, o inchaço normalmente desaparece depois de algumas horas ou dias. O inchaço nos lábios também pode ser causado por fatores não imunológicos, como dermatites provocadas por agentes irritantes ou traumas, urticárias, radiação solar, obstrução de veias e linfedema. Como existem muitos fatores e causas é importante verificar quando a boca começou a inchar, o tempo de duração dos sintomas, se o inchaço vai e volta, e se existe dor ou ainda outras manifestações.

Conheça as doenças que podem se manifestar pela boca

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias