Dizem que o sorriso é o espelho da alma, então, é preciso manter os cuidados com a saúde bucal em todos os períodos da vida. Mesmo durante o envelhecimento, os cuidados com os dentes, gengivas e próteses dentárias, devem permanecer.
Alguns problemas podem ser comuns na terceira idade. Doença periodontal, que afeta a gengiva e os ossos que suportam os dentes; xerostomia, a diminuição do fluxo salivar que pode ser causada por medicamentos ou distúrbios na saúde; cáries, principalmente na região cervical (próximo a gengiva) ou radicular (na raiz do dente) e lesões bucais causadas por próteses mal adaptadas.
Problemas causados pela boca
-O sangue que circula na boca vai parar no coração, então, se a pessoa tem uma inflamação aguda na gengiva, acaba refletindo na saúde cardíaca. Isso pode diminuir a circulação sanguínea nos vasos que ligam o coração aumentando as chances de doenças coronárias, derrame ou infarto.
-Quem tem diabetes está propenso a gengivite, cáries, perda dentária, boca seca e uma variedade de infecções orais. Se a saúde bucal estiver comprometida, também dificulta o controle do diabetes.
-Portadores do vírus HIV apresentam alguns sintomas como úlceras, boca seca, além de persistentes manchas brancas ou lesões incomuns na língua ou na boca.
-A sensibilidade dentária faz parte de uma das queixas dos idosos, já que com o passar o tempo a gengiva se desloca para cima nos dentes superiores e para baixo nos dentes inferiores, expondo a raiz radicular que não possui o esmalte, responsável pela proteção da coroa. Por isso, o aumento da sensibilidade ocorre quando há exposição a alimentos frios, quentes ou doces.
Cuidados
-Use escova com cabeça pequena para atingir os pontos de mais difícil acesso, com cerdas macias, para não causar retração gengival.
-Para espaços interdentais, ocasionados por perdas ósseas, utilizar escovas interdentais.
-Utilize fio dental e antissépticos bucais para auxiliar na higiene bucal.
-Escove a língua com escova ou limpador lingual.
-Higienize as próteses removíveis ou dentaduras com escova própria, macia e sabão neutro ou produtos efervescentes que ajudam na higienização química das próteses.
-Não esqueça de visitar regularmente o dentista.