Saiba o que fazer antes e depois de tirar o sisos

Saiba o que fazer antes e depois de tirar o sisos

Nem sempre eles nascem e, quando nascem, não são adequados ao espaço da boca. Estamos falando dos temíveis dentes sisos, os últimos molares de cada lado dos maxilares e últimos dentes a nascerem, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade.

Como são os últimos dentes permanentes a aparecerem, geralmente não há espaço suficiente na boca para acomodá-los. A dor acontece porque esses dentes chegam tarde e tentam conquistar o seu espaço ao lado dos outros dentes. Porém, nem sempre isso é possível, causando dor, desconforto e por vezes uma série de outros problemas que obrigam à sua extração.

Normalmente, eles são extraídos por falta de espaço, erupção anormal, higiene oral insuficiente, alteração do alinhamento dos dentes e maxilares e pericoronarite (inflamação).

Preparação

Mas calma, antes da extração, é preciso haver um preparo! O paciente deve tirar todas as suas dúvidas. Além disso, o ideal é fazer uma boa higiene oral, não fumar ou beber nas 12 horas que antecedem a cirurgia, usar roupas confortáveis no dia da cirurgia e ir acompanhado.

Se a sua preocupação é com o tempo de duração da extração do siso, não se desespere. A cirurgia varia conforme a dificuldade da extração e da quantidade de dentes que será retirada. Em média, a cirurgia de extração do siso leva de uma a duas horas para ser feita.

Recuperação

Depende do grau de dificuldade da extração. Em geral, o paciente pode sentir esses sintomas:

- A anestesia dura em torno de quatro a cinco horas, salvo em casos de eventual formigamento, frio e calor na área, decorrente dos procedimentos associados à extração do siso. Neste caso, a sensação de anestesia irá perdurar por alguns dias, até cessar por completo;

- Pode ser que ocorram sangramentos em uma ou mais aberturas nas primeiras 24 horas. Para controlá-los, coloque um pedaço de gaze limpa sobre a área do dente retirado e tente mordê-la firmemente até sentir que o sangramento foi estancado. Caso seja necessário, troque a gaze por outra limpa. Se persistir um sangramento intenso, comunique o seu dentista;

- Edemas faciais na área onde o dente foi extraído são comuns. Para diminuir o inchaço, aplique nas primeiras 24 horas uma compressa gelada a cada 20 minutos, durante 10 minutos aproximadamente. Repita conforme necessário. Após esse primeiro dia, trate o inchaço com compressas quentes, aplicando uma toalha quente e úmida na área de 20 em 20 minutos, repetindo conforme necessário;

- Em alguns casos, pode ser que o paciente tenha dificuldades para abrir ou fechar a boca, em virtude da tensão gerada pela extração do siso. Essa situação é transitória e se recupera juntamente com a cicatrização das áreas de extrações dos sisos.

 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias