5 dicas para aliviar a dor do dente siso

5 dicas para aliviar a dor do dente siso

Os terceiros molares, conhecidos por dente siso, são os últimos dentes permanentes a nascer. Eles usualmente aparecem no fim da adolescência ou início dos 20 anos e, por isso, são popularmente chamados de “dente do juízo”.

O dente do siso costuma ser um incômodo na vida de muitas pessoas e geralmente nascem quando já não existe espaço suficiente para acomodá-los. Mas a dor do dente siso não é regra.

Algumas pessoas, na verdade, nem formam esses dentes. Sua chegada pode ser dolorida porque, normalmente, nossa boca não tem espaço suficiente para eles. Desta forma, o dente siso acaba forçando e empurrando todos os outros para conseguir o seu lugar. Por causa desses e de outros problemas, muita gente acaba optando pela retirada do dente siso por cirurgia.

A avaliação profissional é muito importante nesse momento. Antes de recorrer à receitas caseiras para diminuir o desconforto com os dentes siso, é preciso visitar o consultório odontológico, afinal só o dentista poderá avaliar a presença de complicações, indicar os cuidados diários ou prescrever tratamentos mais adequados nos casos de dor muito severa.

1. Use compressas quentes ou frias
O calor é uma boa alternativa para promover o relaxamento , alívio da dor e a sensação de latejante causada pelo nascimento dos terceiros molares. Você pode usar bolsas de água quente, tomando o cuidado de não colocar peso em excesso sobre a região dolorida.
No entanto, se houver sinais de inflamação nas gengivas, como feridas ou sangramentos, o melhor é fazer compressas geladas, pois o frio ajuda a interromper os processos inflamatórios.

2. Água morna + sal
Essa combinação é muito eficaz. Uma das causas mais comuns da dor de dente é a infecção, e o sal funciona como agente para eliminá-la. Já a água morna é responsável por drenar os fluidos e aliviar a pressão no local.
Como usar: O segredo é fazer com que o líquido entre em contato com o dente dolorido. Para isso, realize o bochecho de hora em hora por 30 segundos e cuspa a solução.

3. Própolis
O própolis possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e anti sépticas que podem trazer um alívio rápido e satisfatório da dor.
Como usar: Para o chá, ferva 2 colheres de sopa de macela, acrescente 30 gotas de própolis e espere esfriar. Depois é só beber a mistura três vezes ao dia e fazer bochecho após as refeições.

4. Adote mudanças na alimentação
A rotina alimentar pode contribuir tanto para agravar os incômodos quanto para aliviar a dor dos terceiros molares. Sendo assim, o ideal é adotar algumas mudanças na alimentação, ao menos enquanto os dentes estiverem nascendo, ou incomodando.

Dê preferência a alimentos pastosos e macios, evitando os alimentos mais duros, cuja mastigação é mais difícil. A temperatura da comida também deve ser observada, evitando pratos muito quentes, que podem agravar a dor no dente do juízo e a inflamação das gengivas.

5. Medicamentos
Existem alguns analgésicos e outros remédios que podem promover bons resultados para quem sofre com a dor do dente siso. Ainda que muitos não precisem de receita para comprar esses medicamentos, você deve ir ao consultório odontológico para esclarecer as dúvidas e saber como consumi-los da forma correta.

 

Veja quais alimentos podem amarelar os dentes

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias