Conheça as doenças que podem se manifestar pela boca

Conheça as doenças que podem se manifestar pela boca

Quando falamos sobre a saúde da boca, em primeiro lugar, lembramos de cáries, implantes, gengivite, entre outros incômodos ligados aos problemas bucais comuns. O que pouca gente sabe é que diversos sintomas surgem na cavidade oral e indicam a presença de algumas patologias que podem ser ou não graves e, por isso, não devem ser ignorados. 

É muito comum o surgimento de inflamações ou infecções na boca, além de doenças sistêmicas que apresentam lesões como aftas, glossites e úlceras. As doenças mais comuns que podem se manifestar por meio da boca são: aids, sífilis, diabetes, anemia, refluxo gastroesofágico, câncer de boca e doenças autoimunes, como, por exemplo, lúpus.

Lesões

Confundir feridas com aftas pode ser frequente, mas é muito importante saber identificar quando há algo de errado, fique atento à reincidência e permanência de mudanças. Lesões que não cicatrizam em duas semanas, associados ou não à perda de peso, dor, sangramento e aparição de linfonodos palpáveis, devem ser consideradas suspeitas.

Doenças Autoimunes  

As doenças autoimunes provocam inflamações em outros órgãos, como, por exemplo, artrite, lesões na pele ao se expor à luz solar, doenças cardiovasculares, entre outras. 

Infecciosas 

No caso das doenças infecciosas, os sintomas são febre, adinamia (fraqueza muscular) e, geralmente, prejudicam mais de um órgão.

Tumorais

Já as tumorais, apresentam-se inicialmente no local da lesão e podem se espalhar nos casos de doença neoplásica avançada, o câncer. A distinção entre os tipos, muitas vezes, acontece com a ajuda do procedimento de biópsia no local afetado.

O autoexame na cavidade bucal ajuda a identificar alterações de origens duvidosas que sinalizam a necessidade de procurar um apoio médico imediato para receber o diagnóstico e tratamento adequados. Além disso, o autoexame também auxilia na detecção precoce de um tumor. 

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias