Cardiologista dá dicas de como cuidar da saúde do coração

Cardiologista dá dicas de como cuidar da saúde do coração

Doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no país

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no país, responsáveis por 30% dos óbitos, o que corresponde a 400 mil mortes por ano. Somente entre 2017 e 2021, mais de sete milhões de brasileiros perderam a vida devido a doenças do coração, de acordo com dados do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Nesta sexta-feira (29), é o Dia Mundial do Coração, e o cardiologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Josely Figueiredo, dá dicas de como cuidar da saúde do coração e evitar doenças. “A prevenção das doenças cardíacas passa por uma vida saudável, com a prática de atividade física, lembrando do protocolo de 150 minutos por semana, que dá mais ou menos 30 minutos de exercícios por dia. Vale ressaltar que mais importante é a regularidade da atividade física do que a intensidade”, explica o médico.

O coração é um órgão muscular responsável pela circulação sanguínea em todo o corpo. “É como uma máquina que chega a bombear mais de cem mil vezes por dia. Tendo os cuidados necessários, o seu coração vai agradecer e te dar uma vida mais longa e saudável”, destaca.

Ainda segundo o especialista, a visita regular ao médico é fundamental na detecção precoce de doenças, prevenção e controle dos fatores de risco, como tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade. “Exames preventivos, desde uma simples verificação de pressão arterial, ausculta cardíaca, eletrocardiograma, passando para exames mais complexos, como teste ergométrico e ecocardiograma, quando necessários, assim como exames laboratoriais. Tudo isso deve ser feito com regularidade”, finaliza Josely.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias