Como aproveitar as delícias juninas sem prejudicar a saúde

Como aproveitar as delícias juninas sem prejudicar a saúde

Junho é, sem dúvida, um dos meses mais festivos e alegres do ano. É nesse período em que os arraiais se espalham, cheios de apresentações folclóricas com as expressões culturais de cada região e, claro, repletos de barracas de comidas típicas, as tentações juninas. Mas é possível aproveitar com moderação e fazer algumas escolhas mais saudáveis diante de tantas opções.

Na medida

Forrar o estômago - antes de sair de casa, coma algo mais leve, pra não chegar com muita fome e acabar descontando nos alimentos vendidos nos arraiais. Assim, você vai poder se deliciar na medida certa e não ficar se sentindo cheio de mais. Afinal, você talvez nem tenha disposição pra levantar e dançar as famosas quadrilhas juninas se ficar muito pesado.

Preparo - Se você mesmo for preparar a comida, prefira utilizar leite desnatado e adoçante no lugar do leite integral e do açúcar para fazer alguns doces, como pamonhas, canjicas, bolos e mingaus. Assim, é possível reduzir as calorias pela metade.

Aparência - Se você for comprar a comida pronta e ela for industrializada, nunca deixe de ver a validade e se a embalagem está intacta. Mas se a comida for preparada na hora, observe bem a higiene do local, a aparência da comida, o ambiente em que ela é conservada e a limpeza de quem manuseia e serve o alimento. Veja, por exemplo, se a pessoa que toca os alimentos usa touca, luvas e não pega em dinheiro. Isso é fundamental para se evitar transtornos.

Dicas

Churrasquinho sem farofa - Quem não curte um churrasquinho no arraial? Mas a dica é evitar os acompanhamentos, pois o arroz e a farofa são mais calóricos. Se o espetinho for de carne branca, melhor ainda!

Milho pode - Os pratos à base de milho são mais saudáveis porque o milho é rico em fibras, o que faz muito bem pro sistema gastrointestinal. Além disso, o milho contém vitaminas A e C, folato, tiamina, potássio e ferro, nutrientes que ajudam a regular várias funções do organismo. Só tenha cuidado pra não exagerar na manteiga!

Bebida típica - Evite os refrigerantes, prefira os sucos de frutas típicas que são muito consumidos no período, como suco de bacuri, graviola, acerola, goiaba, cupuaçu e cajá. Se a preferência for uma bebida alcoólica, opte por uma bebida quente, como vinho, que tem propriedades funcionais para o organismo e, se consumido com moderação, protege o coração das doenças vasculares. Além de aumentar as taxas de HDL, considerado colesterol bom, no sangue.
 

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