Dia Mundial do Rim: cuidados com a doença renal

Dia Mundial do Rim: cuidados com a doença renal

Criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e pela Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), o Dia Mundial do Rim é comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março - dia 11, em 2021. 

O tema deste ano é “Vivendo bem com a doença renal", que tem como objetivo conscientizar, oferecer conhecimento ao paciente com doença renal crônica em relação aos próprios sintomas e reduzir o impacto da doença na vida cotidiana. Os rins são responsáveis por regular a pressão sanguínea, limpar toxinas e impurezas do nosso corpo, além de ativar a vitamina D. 

Quando esses órgãos sofrem algum dano, como por exemplo, ficam incapazes de filtrar o sangue, a pessoa é diagnosticada com insuficiência renal, dividida em duas categorias: aguda, geralmente ocorre uma rápida redução da função renal de modo temporário, ou crônica, caracterizada pela perda lenta da função dos rins e nem sempre tem cura.

Sintomas

- Insuficiência renal aguda:

Pouca urina, amarela escura e com cheiro forte; cansaço fácil; falta de ar; dor na parte inferior das costas; inchaço das pernas e pés; pressão alta; febre; tosse com sangue; falta de apetite; náuseas e vômitos.

- Insuficiência renal crônica:

Vontade de urinar frequentemente; urina com cheiro forte e espuma; pressão arterial muito alta; cansaço intenso; náuseas e vômitos; músculos fracos; cãibras frequentes;  formigamentos nas mãos e pés; convulsões; sensação de peso corporal muito elevado e tremores.
Diagnóstico

O primeiro passo é consultar um médico nefrologista que possa orientar a melhor maneira de tratar a doença. A insuficiência renal pode ser identificada através de dois exames, são eles: o de urina, que identifica a presença da proteína albumina e o de sangue, que verifica a presença de outra, a creatinina.

Tratamento

Antibióticos podem ser usados no tratamento da insuficiência renal aguda. Já a crônica não tem cura, o uso de medicamentos e acompanhamento médico reduzem as chances do aumento da doença, em alguns casos pode ser necessária a realização de diálise ou transplante renal.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias