Entenda as alterações causadas pela má postura

Entenda as alterações causadas pela má postura

Sabe aquela dor nas costas que você sente diariamente? É possível que você se livre dela ao adquirir uma boa postura. Por isso, seja sentado ou em pé, é importante manter a posição ereta para evitar alterações como lordose, cifose e escoliose.

Entre os benefícios de uma postura correta estão: a eficiência fisiológica, a força física, a diminuição da sobrecarga sobre músculos e articulações, sem contar que a postura alinhada deixa a respiração mais fácil e eficiente, porque permite o funcionamento correto do diafragma e do tórax, que não ficam comprimidos.

Evite a dor

As dores na coluna podem ser resultado de um conjunto de maus hábitos adquiridos no decorrer da vida, como o sedentarismo, movimentos repetitivos, excesso de peso e atividades de impacto.

Adotar uma postura correta pode minimizar as dores na coluna. Porém, nem sempre isso é possível. O que evita esse desconforto na coluna é a prática regular de atividade física e alongamentos, a variação da postura durante a rotina de trabalho e o mobiliário adequado no ambiente profissional.

Problemas na coluna

Lordose: é o aumento anormal da curva lombar levando à acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante podem provocar esse desvio.

Cifose: aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, causada pela má postura e por pouca atividade física.

Escoliose: é a curvatura lateral da coluna vertebral, que depende, em grande parte, da idade que se inicia. Durante o período da adolescência, a velocidade de crescimento é maior. As causas mais comuns são: uma perna maior que a outra, carregar bolsa do mesmo lado e malformação das vértebras.

Atividades físicas

É necessário realizar uma avaliação médica e verificar o estado de saúde física. No entanto, quem tem pré-disposição a ter problemas de coluna, deve procurar realizar exercícios físicos que fortaleçam a musculatura e que não tenham impacto, como a hidroginástica, natação e o pilates.

Caso os sintomas de alterações na coluna se manifestem, a orientação é procurar o ortopedista para o tratamento ideal.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias