Entenda o que é a cultura do cancelamento

Entenda o que é a cultura do cancelamento

Dentre os diversos termos famosos usados na internet, a “cultura do cancelamento” é um movimento que surgiu com o objetivo de expor ações e posturas que são consideradas erradas pela maioria das pessoas. Este "boicote", praticado no meio virtual com frequência, atinge principalmente personalidades conhecidas na mídia, além de anônimos.

O psicólogo do Sistema Hapvida, Dr. Carol Costa explica o que é o cancelamento. “Esse movimento vem justamente quando as pessoas se opõem ao que elas veêm, quando as atitudes não condizem com a opinião da maioria, aí acontece um linchamento virtual. É interessante que no mundo virtual isso ganha proporção, ganha volume. É preciso de outras pessoas aderindo aquele pensamento, porque a intenção é justamente anular aquela pessoa. Acontece no mundo virtual e também no mundo real”, relata.

Para o especialista, a sociedade vem mudando de forma muito rápida. Consequentemente, muda os pensamentos, opiniões e divergências. Esses valores e pontos de vista vão também para o mundo virtual. “O cancelamento reflete o contexto e o momento, ele vai mobilizar diferentes públicos a depender das pautas que são levantadas. O julgamento coletivo feito pelas pessoas, acompanha a história da humanidade em diferentes épocas, e estamos presenciando esse período atualmente”, ressalta.

Carol Costa alerta que a prática de “cancelar” as pessoas podem trazer graves consequências para quem está sendo julgado. “Situações de depressão, de ansiedade e dependendo do caso, o cancelado pode realmente precisar de uma ajuda psicológica. Em alguns casos a pessoa pode até ter uma relação negativa com seu ambiente de trabalho, com determinado movimento em que o feriu, e normalmente essas coisas não tem volta, mesmo depois que se explique, a pessoa já sofreu as consequências”, conclui.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias