Exames pré-nupciais são fundamentais para saúde do casal

Exames pré-nupciais são fundamentais para saúde do casal

Uma dica importante para os casais que sonham em subir ao altar é cuidar também da saúde. Mesmo para o casal que já tem uma vida sexual antes do casamento, é altamente recomendável que os dois passem por uma bateria de exames antes de iniciarem uma vida juntos. Em meio a tantos detalhes, os exames pré-nupciais não podem ficar de fora.

O objetivo destes testes é detectar doenças sexualmente transmissíveis, como também avaliar o nível de saúde genital e se há algum problema de fertilidade. Os exames pré-nupciais são fundamentais para um projeto longo de vida conjunto, especialmente para quem pretende ter filhos.

Além disso, eles são importantes para os casais prevenirem doenças e descobrirem problemas crônicos pré existentes, assim como saber sobre os possíveis problemas de fertilidade dos parceiros.

 

Exames específicos

Existem exames específicos para os homens, para as mulheres e exames que os dois devem realizar. Na consulta pré-nupcial, o especialista deve entender o histórico de doenças de cada um, além do histórico de doenças familiares que podem afetar a saúde dos futuros filhos. O médico também deve perguntar sobre as características e o ciclo menstrual da mulher e, se for o caso, encaminhá-la a um especialista.

Entre os exames necessários, estão os testes de sangue para avaliar doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, sífilis, AIDS, além de outras doenças como toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus que podem ser prejudiciais ao bebê. O casal também deve fazer o exame de tipagem sanguínea e hemograma completo (anemia, glicemia, colesterol, triglicéridos), além dos exames de urina e fezes.

Além dos exames ginecológicos e de prevenção, para as mulheres, ainda é indicado o exame de Papanicolau, um dos mais importantes para detecção do câncer de colo do útero. Uma ultrassonografia transvaginal avalia a anatomia do útero, colo, ovários e trompas. Para a mulher que ainda não tem vida sexual, o exame é substituído pela ultrassonografia abdominal ou pélvica.

Para os homens, a lista de exames específicos é menor, mas também fundamental. Um espermograma identifica a quantidade e a qualidade de espermatozoides. Por meio dessa análise é possível saber se o homem é fértil ou não. Homens acima dos 40 anos devem fazer o exame da próstata.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias