Intolerância e alergia ao leite são a mesma coisa?

Intolerância e alergia ao leite são a mesma coisa?

Embora os dois problemas estejam relacionados ao consumo de leite, a intolerância à lactose e a alergia ao leite têm causas e tratamentos bem diferentes. Para ficar em dia com sua saúde, é fundamental saber diferenciar as duas situações e tratar de forma adequada.

Intolerância
Na intolerância, o problema está na carência da enzima que digere a lactose, que é um açúcar. Trata-se de uma reação do intestino, portanto, pessoas que possuem intolerância à lactose devem reduzir ou evitar o consumo, já que se o consumido pode causar muito desconforto gástrico e intestinal, além de gases. É possível substituir o leite e seus derivados pelo leite de soja, por exemplo, e cortar os alimentos de acordo com o nível da intolerância.

Alergia
Já a alergia constitui uma resposta do sistema imune a uma proteína do leite de vaca. Esse nutriente é visto como um inimigo e faz com que as células de defesa partam para o ataque. A alergia à proteína do leite de vaca é um quadro bem mais complicado que a intolerância, e o indivíduo deve evitar leite e derivados, tanto em relação ao consumo, como em contato com produtos que tenham leite em sua composição. Os efeitos da alergia podem aparecer como, por exemplo, inchaço nos lábios, coceira, manchas avermelhadas na pele e diarreia.

Alimentação
É possível obter o cálcio de outras fontes como vegetais verdes escuros (acelga, rúcula, espinafre, couve, sementes e etc), porém, essa ingestão de vegetais deve ser aumentada. Outros exemplos de boas fontes de cálcio são peixes como a sardinha e o badejo.

Ainda não tem plano?

Preencha os campos e receba uma proposta sem compromisso.
Você também pode montar seu plano de acordo com a sua necessidade!
Clique aqui e contrate seu plano 100% on-line

Notícias